Santa Casa ganha maior sistema de aquecimento solar

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, ganhou nesta segunda-feira, 15 de agosto, o sistema de aquecimento, por meio do Programa Energia Inteligente – Projeto Solar – Hospital e Entidade.  Devido à parceria entre o Governo de Minas Gerais e a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, a filantrópica está recebendo o maior sistema de aquecimento solar já instalado em uma única unidade consumidora da América do Sul e que irá beneficiar milhares de pessoas.

O sistema de aquecimento solar do Hospital possui 1.270 m² de placas coletoras e 10 reservatórios com capacidade para armazenar 66 mil litros de água quente. É o maior investimento destinado a um projeto que atende a uma única instituição, totalizando R$ 2 milhões.

O sistema possui dois subsistemas, um para o vestiário dos funcionários e outro para o prédio principal. A composição dos equipamentos dos vestiários é de 126 placas coletoras e dois reservatórios com capacidade total para armazenar 10 mil litros de água quente. O sistema principal terá 509 m² de placas e armazenamento para 56 mil litros de água quente.

O primeiro caminhão com os equipamentos saiu às 15 horas da porta do prédio da Cemig, na Rua Espírito Santo e percorreu algumas ruas da cidade em direção a Santa Casa de Misericórdia, onde aconteceu a entrega e a solenidade. No total serão entregues 70 placas coletoras, um reservatório de cinco mil litros e todo o material hidráulico do sistema dos vestiários.

Mensalmente, a Santa Casa atende 10.733 mil pacientes. Possui 508 leitos e realiza 1.690 internações/mês e 1.236 cirurgias/mês. O sistema proporcionará redução de R$ 380 mil nos custos de energia por ano.

“Este sistema de aquecimento através de energia solar chegou em momento oportuno. Hoje, trabalhamos em prol de uma nova Santa Casa com excelência nos processos e qualidade no atendimento. Nos preocupamos com a sustentabilidade do planeta, e poder utilizar este recurso é uma conquista ímpar para nossa Instituição”, afirmou o presidente da Santa Casa, Dr. Renato Villela Loures.

O Presidente da Cemig, Djalma Morais, destacou que o projeto pretende mostrar que, através de mudanças de hábitos e o uso de equipamentos eficientes, a redução do consumo de energia acontece sem trazer transtornos às pessoas.

O sistema de aquecimento solar da Santa Casa possui 1270 m2 de placas coletoras e 10 reservatórios com capacidade para armazenar 66 mil litros de água quente. São dois subsistemas, um para o vestiário dos funcionários e outro para o prédio principal. É o maior investimento destinado a um projeto que atende a uma única instituição, totalizando R$ 2 milhões.

Fonte: camarajf.mg.gov.br