05/08

Dia Nacional da Saúde com mais saúde

 

No dia 5 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Saúde, mas, em tempos de correria diária, muita gente esquece de “ouvir” ou prestar atenção aos sinais do corpo. Eles estão ali, diariamente, nos dizendo que algo não vai bem, que é preciso diminuir o ritmo ou o estresse e, ainda, que é preciso mudar de hábitos antes que o corpo peça uma trégua. 

 
O médico clínico geral, Dr. Heitor Lagos e gerente médico da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, ensina que o corpo emite muitos sinais e sintomas que servem de alerta e que o importante é parar para pensar, ter um tempo e aprender a ouvi-lo. “Hoje em dia com o excesso de informação externa e o aumento de atividades não temos prestado atenção ao que o nosso corpo diz”, comenta.
 
Segundo Dr. Heitor o primeiro sinal que merece atenção é acordar com a sensação de que não dormimos bem. “Eventualmente isso pode ocorrer, mas não com regularidade”. Além disso, estar sempre irritados, com dificuldade de concentração também merece atenção redobrada. “Com isso o rendimento cai e, em casa, no trânsito e no trabalho, tudo começa a ficar difícil e parece que nada mais tem graça. Eles trazem consigo muitos outros sintomas físicos e é hora de parar e pensar como você está vivendo. O ideal é procurar um médico e conversar com ele sobre os seus sintomas”, orienta.
 
Saber quando procurar um médico é fundamental, principalmente quando os sintomas físicos se fazem presentes, como dores de cabeça, lombares e cervicais, problemas digestivos como azia, queimação ou obstipação (prisão de ventre). “Às vezes até manchas na pele e queda de cabelo são alertas de que nossa vida precisa mudar. Diria que o corpo emite muitos sinais até, antes mesmo, destes sintomas aparecerem, mas, infelizmente, não aprendemos a vê-los. É como um iceberg em que nós só percebemos o que está acima do nível da água e, na verdade, a maior parte está abaixo deste nível”, alerta.
 
O médico também orienta sobre o uso incorreto de medicamentos. “É comum nos casos de dor de cabeça, quando a pessoa usa um sem saber quais são as causas e o que provoca a dor de cabeça. Ao fazer isso está negligenciando o sinal de que algo está causando essa dor. É preciso procurar um médico se as dores são persistentes e fortes e não usar analgésicos com regularidade, pois eles podem causar dores de estômagos, problemas hepáticos, anemia e, ainda, acabam ficando resistentes ao tratamento com o uso contínuo”, explica.
 
Outros sinais do corpo, como emagrecimento súbito - sem causa aparente -, gripes contínuas, azias, mudanças constantes de humor, são fatores que devem ser tratados com auxílio médico. “Diria que é essencial que todos aprendam a perceber os sinais do corpo. Assim como aprendemos a ler e a escrever, o nosso corpo tem uma linguagem e manda avisos antes de algo mais grave aparecer. Seja prudente e procure ouvi-los e senti-los. A sabedoria popular diz ‘antes prevenir do que remediar’”, conclui.
 
 
Fonte: segs.com.br

 

 
 
 

Outras Novidades


Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo