SAAM comemora Semana Mundial da Amamentação

O Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno (SAAM)/SCMJF comemora de 01 a 07 de agosto, a Semana Mundial da Amamentação 2011 com o tema "Comunique-se! Amamentação uma experiência em 3D". O evento será voltado às mães internadas na maternidade e mães com bebês hospitalizados na Unidade de Apoio e UTI Infantil.

Dentro da programação, serão realizadas oficinas de artesanatos com a participação do Serviço de Psicologia e Serviço Social, além da apresentação de vídeos sobre amamentação para orientação e esclarecimentos.

Para a Dra. Maria Zélia Tavares Moreira, médica e coordenadora do Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno da Santa Casa, essa Semana Mundial da Amamentação é de extrema importância e deve ser divulgada. “Nós estamos envolvidos, pois queremos expressar a importância do leite materno para o recém nascido. A Santa Casa é Hospital Amigo da Criança e por isso, mais um motivo de orgulho por participar desse acontecimento”, destaca ela.

Semana Mundial da Amamentação - SMAM 2011

A Semana Mundial da Amamentação – SMAM, celebrada anualmente de 01 a 07 de agosto, foi idealizada pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) e é comemorada desde 1992, em mais de 150 países, com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

A cada ano, a WABA define o tema central da campanha, que passa a ser discutido nos diversos países, unificando as comemorações em todo o mundo. O tema definido para 2010 é "Comunique-se! Amamentação uma experiência em 3D".

A comemoração da SMAM tem se mostrado um método efetivo de mobilização de todos os segmentos da sociedade em prol da promoção, proteção e apoio da amamentação. No Brasil, foi coordenada pela WABA até 1998 e, a partir de 1999, pelo Ministério da Saúde.

Em 07 de outubro de 2009, o Ministério da Saúde publicou a Portaria n.º 2394, que instituiu a Semana Mundial da Amamentação no Brasil e estabeleceu a parceria entre o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria nas comemorações.

Fonte: portal.saude.gov.br