Santa Casa é destaque no Canal Minas Saúde

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora acaba de agregar uma nova ferramenta às suas atividades. Trata-se do Centro de Epidemiologia, Estatística e Pesquisa (CEEP),criado com a proposta de conferir maior precisão ao monitoramento e análise de informações clínicas.

O hospital, que destina 70% de seus serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS), agora terá maior base para reverter informações em melhoria do atendimento à população, como destaca o coordenador do Centro, Guilherme Côrtes. "A coleta e análise sistemática de dados realizada pelo CEEP têm como objetivo o entendimento e compreensão do que está ocorrendo a nível assistencial, para um ciclo virtuoso do PDCA em busca da qualidade e segurança do paciente", aponta.

Médico Epidemiologista, Dr. Guilhermo Patrício Ortega; Enfermeira Epidemiologista, Meire Cavalieri e Coordenador do CEEP, Dr. Guilherme Cortes.

Além de auxiliar médicos e enfermeiros a mensurar a eficácia do atendimento nas UTIs, a ferramenta também passa a facilitar a reorganização dos processos de gestão médica e o acesso, em tempo real, a dados clínicos importantes para a gestão hospitalar. "Todo processo decisório deve, idealmente, ser fundamentado em dados e informações confiáveis, o que nem sepre é possível nas decisões em saúde", pondera Côrtes. Para que existam melhorias nos serviços e práticas, aponta o médico, "precisamos de indicadores e metas adequadamente definidos", completa.

Como lembra Cortes, o hospital já contava com um sistema administrativo automatizado. No entanto, diante da necessidade de integrar formulários específicos de gestão clínica ao uso dessa ferramenta, a instituição trabalhou para a implantação do novo software. "O CEEP é parte chave do novo sistema de gestão assistencial do hospital", enfatiza.

Redução do tempo de internação, maior rotatividade dos leitos, diminuição de morbidade e mortalidade são alguns dos resultados que já têm sido alcançados, segundo o coordenador. "O que temos observado através das análises de dados clínico-assistenciais é que, ao nos mantermos fiéis aos princípios humanizados do cuidar, por meio de uma assistência interdisciplinar e focada no paciente, temos conquistado, efetivamente, uma melhoria da qualidade da assistência à saúde em nosso hospital", afirma. Tais melhorias estão associadas justamente às informações provindas da prática assistencial. " É com essa estratégia que temos dado os passos mais largos em direção à melhoria da qualidade e gestão.  Isso já foi alcançado em alguns setores do hospital e pretendemos expandir essa prática para toda a instituição", finaliza.

Fonte: www.canalminassaude.com.br