19/09

Instituto Bruno visita Museu da Saúde da Santa Casa

 

Foi notável a expressão de curiosidade no rosto de cada um. Foi assim que começou a visita ao Museu da Saúde da Santa Casa. Atendidos, famílias, colaboradores e voluntários do Instituto Bruno visitaram o Museu na tarde do dia 13 de setembro. A maioria diz nunca ter ido ao Museu. Para eles, foi um momento de aprendizado, cultura e distração.


Maria Aparecida de Oliveira, mãe da atendida Daniela, diz que gostou muito da visita. Foi um momento interessante, no qual pôde ver coisas bonitas e diferentes, nunca vistas antes. Sua filha é surdocega, mas segundo Maria Aparecida, é uma menina esperta que aprende as coisas com facilidade. “Ela adorou a visita. Mesmo com a deficiência, entendeu tudo o que foi passado”, completa a mãe. Francislaine da Silva é deficiente auditiva e também foi ao Museu pela primeira vez. Além de conhecer os objetos e a história da Santa Casa, ela ficou responsável por passar para uma sudocega que também participou do passeio, tudo o que estava sendo apresentado.

A intérprete de libras e colaboradora do Instituto Bruno, Richelli Domingos, foi quem teve a ideia de levar as famílias ao Museu. De acordo com ela, este é um projeto que atende a todas as idades e é interessante para diversos públicos.

Para Maria do Carmo Vianna, diretora do Instituto, este tipo de passeio promove a interação entre as famílias, enriquece culturalmente e ensina um pouco da história de Juiz de Fora. É também uma oportunidade de divulgar para a comunidade, a comunicação surdocego. Programas como este, fazem com que cada um da família tome conhecimento das dificuldades de outras pessoas com deficiência, o que acarreta no maior envolvimento no tratamento e na aprendizagem dos surdocegos e múltiplos.

O diretor no Museu da Saúde, Marcos Antônio Rosa, guia da apresentação, diz nunca ter recebido um grupo com estas particularidades. Geralmente atende escolas e universidades. Para ele este foi um trabalho desafiador.

O Museu da Saúde de Juiz de Fora é composto de peças científicas clínicas, cirúrgicas, farmacológicas e odontológicas que ficam expostas em três alas: história da instituição, remédios em geral e objetos de destaque.
 
 
Fonte: Assessoria IB

 

Galeria de imagens

 
 

Outras Novidades


Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo