28/11

Curso de Atualização em Nutrição Enteral e Parenteral

 

 

8h30 – Aula 1: Gastrostomia e Jejunostomia: principais indicações e complicações.

Valentim Carlos Costa – possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui título de especialista em Medicina do trabalho, Especialista em Cirurgia Geral e Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral. Atua como Nutrólogo e Coordenador da Comissão de suporte nutricional da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional da Santa Casa de Juiz de Fora.

9h00 – Transplante Renal: abordagem com doador falecido e suporte nutricional no pré e pós -operatório.

Cláudia Mourão - possui graduação em Enfermagem pela Universidade Salgado de Oliveira Filho, habilitada na área de Doação de Órgãos em Terapia Intensiva pela AMIB – Associação Brasileira de Medicina Intensiva, com capacitação pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). Atua como Enfermeira da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa de Juiz de Fora.

Natália Alves de Oliveira – possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Saúde e Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto, pós-graduanda em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. Atualmente, é Nutricionista Clínica do hospital Santa Casa de Juiz de Fora, membro do Grupo de Pesquisas Científica em Nutrição Clínica envolvida em atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e atenção nutricional no paciente adulto em Unidade de Terapia Intensiva geral, neurológica e coronariana.

Anangelly de Paula Mendes – possui graduação pela Universidade Presidente Antônio Carlos, pós graduada em Nutrição clínica e desportiva, pós graduada em Fitoterapia, pós graduada em Nutrição e nefrologia. Nutricionista Responsável Técnica pelo Serviço de Nutrição e Dietética da Santa Casa de Juiz de Fora, há 9 anos atuando na Unidade de Transplante Renal da Santa Casa de Juiz de Fora.

Coffee break 10h00 –

Aula 3: Terapia Nutricional Parenteral no paciente adulto.

Renata de Brito Gonzalez – possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, atuando como nutróloga certificada pela Associação Brasileira de Nutrologia. Faz parte da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, Hospital Unimed Dr. Hugo Borges e Hospital de Pronto Socorro Mozart Teixeira.

10h30 – Indicação de dietas enterais.

Priscilla Alves Barreto – possui graduação em Nutrição e Especialização em Terapia Nutricional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral BRASPEN, Especialista em Nutrição Clínica pela ASBRAN, mestranda em Nutrição Clínica pela UFRJ. Atualmente, é Nutricionista da UTI do Hospital Naval Marcílio Dias, Coordenadora do Grupo de Pesquisas Clínicas do Serviço de Terapia Intensiva e Vice-Presidente do Comitê de Nutrição da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral.

Aula 4: Diagnóstico fonoaudiológico e conduta nutricional na disfagia.

Sabrina Reis – possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Presidente Antônio Carlos, Tecnóloga em Processos Gerenciais. Atua no setor de Fonoaudiologia da Santa Casa de Juiz de Fora, atendendo aos pedidos de pareceres médicos, avaliando e atuando nos atendimentos aos pacientes com dificuldades de deglutição (disfagia) por sequelas de AVC, extubação, Pós-Covid, Covid, CTI's e também em UTI's Neonatal.

Jéssica Viana Hinkelmann –possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora; pós graduada em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, especialista em Nutrição em Atenção Hospitalar pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar, do Hospital Universitário da UFJF e Mestre em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora de graduação em Nutrição no Centro Universitário UniAcademia e nutricionista no hospital Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, onde presta assistência nutricional à indivíduos internados em Unidade de Terapia Intensiva.

11h30 – Aula 5: Terapia Nutricional Enteral na Atenção domiciliar: como fazer.

Mariane Roza Ricon de Freitas – possui graduação em Nutrição pela Universidade Presidente Antônio Carlos. Habilitada Possui habilitação em Suporte Nutricional básico em Cuidados Paliativos pela Sociedade Espanhola de Cuidados Paliativos. Atualmente, é Nutricionista do Programa de Gerenciamento de Idosos Crônicos – Vida Saudável Plasc – da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.

12h – Encerramento e Sorteio de Prêmios

ATENÇÃO: os dados pessoais fornecidos na inscrição serão utilizados para o certificado, preencha corretamente e confira.

INSCREVA-SE abre.ai/fow0

 

Galeria de imagens

 
 

Outras Novidades

1 2 3 4 5 > >>

Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo