17/11

Bebês prematuros: tudo o que você precisa saber

 

Crianças nascidas antes do previsto podem exigir alguns cuidados especiais, mas a maioria consegue se desenvolver normalmente.

 

Todo mundo conhece alguém que teve um bebê prematuro ou que foi um desses bebês que, por algum motivo, precisaram nascer antes da hora prevista. O nascimento prematuro é algo relativamente comum. Cerca de 15 milhões de bebês nascem prematuros todos os anos no mundo todo. No Brasil, são 340 mil nascidos antes da hora, o que representa cerca de 12% do total de nascimentos no país a cada ano. É nesse contexto que a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora – MG promove hoje, 17/11, às 19h, no Youtube do Hospital, uma live com a pediatra e neonatologista, doutora Mariângela Duarte.

 

“O número de partos prematuros vem aumentando muito no Brasil e no mundo, isso é um problema de saúde pública e não houve melhora na taxa de mortalidade infantil entre os recém-nascidos”, explica a doutora Mariângela. Segundo ela, o tema prematuridade precisa chegar ao conhecimento de todas as pessoas. “Por isso, queremos abranger um público leigo, além dos profissionais de saúde”, comenta.

 

A estrutura física e tecnológica da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora - MG hoje conta com dois setores: a UTI Pediátrica, de zero a 12 anos de idade, que atende desde o prematuro extremo e ela possui uma equipe formada por profissionais capacitados em terapia intensiva pediátrica e neonatal. Os respiradores, leitos e incubadoras são modernos e os protocolos de lá são atualizados com base na AMIB (Associação Médica Brasileira). E tem ainda a Unidade Intermediária Neonatal, localizada no 10º andar, com uma estrutura de 15 leitos completos para atender o recém-nascido até seus 28 dias. Oferece leitos exclusivos para o Método Canguru, que possibilita a melhora do aleitamento materno e a criação do vínculo da mãe com o bebê. Além de médicos especializados em neonatologia, existe também a equipe multidisciplinar especializada: enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e assistência social.

 
 
 

Outras Novidades


Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo