Time de Resposta Rápida completou 10 anos de atuação na Santa Casa

Criado em outubro de 2012 com o intuito de minimizar a incidência de parada cardiorrespiratória no Hospital, o Time de Resposta Rápida (TRR) completou 10 anos de trabalho e comemora os ótimos resultados obtidos. Pois, segundo o doutor Wilson Coelho Pereira Neto, coordenador do serviço, havia um levantamento especulativo de que a incidência de parada cardiorrespiratório era alta em pacientes idosos e potencialmente graves. “Aí vimos que a instalação dessa equipe diminuiria a transferência desnecessária para o CTI”, explica ele.

E o foco do Time são nas principais intercorrências clínicas com base no modelo PRISC: parada cardiorrespiratória, rebaixamento do nível de consciência, insuficiência respiratória, sepse e choque. A partir disso, foram criadas ferramentas de prescrição e evolução padrão e uma nova tabela de classificação e identificação de intercorrências. Estes instrumentos direcionam a conduta médica, conforme quadro clínico do paciente, agilizando o processo, favorecendo a comunicação entre equipes multiprofissionais, garantindo a segurança do paciente.

De acordo com o doutor Wilson, desde o início do acompanhamento dos indicadores, ao logo dos anos de trabalho do Time, a Taxa de permanência nos andares se apresentou constante, demonstrando a qualidade do serviço, enquanto a continuidade do serviço fez com que ele ganhasse, no decorrer do tempo, mais agilidade, precisão e qualidade.

O TRR hoje é composto por quatro enfermeiros, cinco fisioterapeutas e um médico coordenador, funcionando sete dias por semana e 24 horas por dia. Eles atuam junto com os médicos residentes e a equipe de médicos hospitalistas.