08/08

Santa Casa completa 168 anos e comemora a recertificação pela ONA

 

 

Santa Casa completa 168 anos e comemora a recertificação pela ONA

 

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora está completando 168 anos neste mês de agosto e preparou uma semana especial com a realização da 24ª Jornada Médica e Multiprofissional, além da tradicional Missa em Ação de Graças. O momento também marca a conquista da recertificação da Acreditação Nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que evidencia a cultura organizacional de melhoria contínua em fase avançada.

Obter a certificação de excelência da ONA significa que a Santa Casa de Misericórdia atende padrões e requisitos de segurança do paciente, gestão integrada e excelência em gestão, com ciclos de melhorias e maturidade institucional. A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil.

Presidente da Santa Casa, Dr. Renato Loures explica que o recertificado ONA nível excelência “demonstra a dedicação e o compromisso da instituição com a assistência prestada aos nossos pacientes. Nosso desafio não terminou. Continuamos a trabalhar para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua, visando, primordialmente, a segurança do paciente”, afirma.

Para alcançar este resultado, o hospital passou por um rígido sistema de avaliação de todos os seus processos, em diversas áreas. O selo Nível 1 (Acreditação) foi obtido em 2014 e o foco era segurança do paciente. O Nível 2 (Acreditado Pleno) foi conquistado dois anos depois, mediante comprovação de uma assistência qualificada e segura, por meio de gestão integrada.

Este aspecto englobou treinamentos, aprimoramento e adequação de processos, auditoria interna e estratégias para tomada de decisão. Para garantir um nível superior na acreditação, todos os requisitos do nível anterior precisam estar previamente atendidos. Durante a auditoria, foram apresentadas evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada, bem como evolução dos processos e resultados institucional.

Nível 3 (Acreditado com excelência) desde 2018, a Santa Casa está entre os 170 hospitais do Brasil homologados nesta categoria, sendo que destes, apenas 19 são entidades filantrópicas. Dentre várias vantagens, este nível de Acreditação estabelece gerenciamento do desempenho para toda a organização, além de controle de adesão às atividades para manutenção do SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade através da aplicação das ferramentas para planejamento, mapeamento, monitoramento, análise crítica, tratativas e melhoria de processos.

“Estamos muito felizes pelo reconhecimento e gratos pelos esforços de todos os setores envolvidos. Mais uma vez, conseguimos mostrar que nossa entidade trabalha com excelência, com foco no que realmente importa: a saúde e o bem-estar dos nossos pacientes”, acrescenta o presidente Dr. Renato Loures, que está à frente da Santa Casa há 12 anos.

Vantagens da Acreditação

Pessoa cozinhando na cozinha

Descrição gerada automaticamente

 

O processo de acreditação hospitalar vai muito além da obtenção de um selo ou certificado. Ele é uma das estratégias para averiguar e constatar a qualidade dos serviços das instituições de saúde, e de evidenciar a eficiência aos clientes/pacientes e mercado. (comunidade seria melhor?)

A acreditação da Santa Casa tem muitas vantagens tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde. Entre elas, a busca voluntária do aprendizado e educação dos profissionais, maior segurança e integração no cuidado pela troca de saberes, processo de construção de equipe e melhoria no gerenciamento das unidades, considerando uma visão sistêmica dos processos.

O hospital também tem muitos benefícios com a Acreditação, como padronização de melhores práticas garantindo a manutenção do conhecimento institucional, diminuição do retrabalho e, consequentemente, redução dos custos através de integração de setores e processos, uma vez que a Acreditação hospitalar requer que as áreas trabalhem em conjunto em prol de um mesmo objetivo. A obtenção da certificação também pode ser utilizada em estratégias de marketing que promovam positivamente a instituição junto ao público, sem contar controle das atividades e compromisso com resultados, identificação de pontos fracos e diferenciais positivos e maior credibilidade, com o reconhecimento pela sua excelência em qualidade e pelo diferencial competitivo.

História centenária

Santa Casa completa 168 anos e comemora a recertificação pela ONA

 

 

 

Ao longo da história da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, as certificações chancelam que o hospital se preocupa com a qualidade de seus processos, oferece segurança ao paciente, assim como a satisfação deles com os serviços assistenciais. Nesta conta, a qualidade em saúde está associada a aspectos bastante abrangentes, como educação em saúde, acesso às informações sobre programas de prevenção e rastreamento das doenças, formação profissional, gestão de riscos, disponibilidade de equipamentos para diagnósticos e recursos terapêuticos.

A gestão da qualidade em saúde caracteriza-se por um conjunto para além dos cuidados globais com este tema de extrema importância, como também a eficiência do setor administrativo e da organização do trabalho, com uma mudança gradativa e crescente no processo de gestão institucional.

Na Santa Casa de Juiz de Fora, este conjunto torna a entidade referência em saúde com um Sistema de Gestão da Qualidade constituído por ferramentas de administração que interagem, visando o cumprimento das diretrizes da política da qualidade e os objetivos estratégicos, para atender as expectativas de todos os seus stakeholders.

24ª Jornada Médica e Multiprofissional

 

24ª Jornada Médica e Multiprofissional da Santa Casa

 

A Jornada Médica e Multiprofissional já é uma tradição na Santa Casa e acontece sempre em agosto fazendo parte das comemorações de aniversário de Instituição nos seus 168 anos. Este ano voltou ao formato presencial e a programação foi focada para os Casos Clínicos atendidos na Instituição com participação ativa dos Residentes e Corpo Clínico.

“A jornada foi um ótimo meio de aprendizado para os residentes e de integração entre as diversas aéreas da medicina. Foi importante para exposição e estudo de casos clínicos, reforçando os sinais clínicos, diagnóstico e tratamento das patologias”, R1 de Neonatologia, Dra Nicole Cappelle. 

“Ao final da jornada, fica um saldo positivo de uma melhor participação e integração de todas as áreas da saúde, conhecimento ampliado do que fazemos e da qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes e ainda tendo possibilitado atualizar e ampliar os conhecimentos de todos os participantes, permitindo continuarmos com a nossa nobre missão de servir a população de Juiz de Fora e Zona da Mata por mais 168 anos”, finaliza o Diretor de Ensino da Santa Casa de Juiz de Fora, Dr Áureo Delgado.

 

Missa em Ação de Graças

A tradicional missa em ação de graças pelo aniversário do hospital aconteceu no dia 05 de agosto, na capela Senhor dos Passos. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio moreira e concelebrada pelos padres José Leles da Silva e Renato Alves.

Membros da Irmandade, Diretoria lideranças e colaboradores do Grupo Santa Casa estiveram presentes.

 

Leia mais: 

Santa Casa oferece tratamento mais avançado em aneurisma de aorta 

Meu Médico humaniza a saúde com foco na prevenção

Santa Casa JF é destaque em gestão de qualidade em saúde

Avenida Rio Branco, 3.353, Passos
Telefone: 3229-2222
www.santacasajf.org.br
Facebook: /SantaCasaJF
Instagram: @santacasajf

 

 
 
 

Outras Novidades


Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo