Cirurgia restaura audição de paciente

03/03/2022

A audição é um dos principais sentidos do ser humano e muitas vezes a surdez pode ser reversível através de modernas cirurgias. Com um procedimento inovador, uma paciente Plasc de 25 anos voltou a ouvir pelos dois ouvidos. A cirurgia foi realizada pelos otorrinolaringologistas Dr. Antônio Bartolomeu Dias e Dra. Liora Gonik, com a orientação do Dr. Rogério Hamerschmidt, professor de otorrinolaringologia da Universidade Federal do Paraná.

A paciente possui surdez unilateral e o procedimento consiste na colocação de um pino de titânio - tecnologia semelhante aos implantes dentários - no osso do ouvido sem audição. Esta prótese interna recebe o som de um aparelho externo. “Então o som chega nesse imã externo, é transmitido para o implante e pela vibração óssea ele é levado até o ouvido”, explica Dr. Rogério Hamerschmidt.

Esta foi a primeira vez que o procedimento foi realizado na Santa Casa de Juiz de Fora. Dr. Antônio Bartolomeu, responsável pela cirurgia, considera que “é muito importante que pacientes tenham acesso a novas tecnologias para tratamento e o Plasc e a Santa Casa proporcionam isso. Como médicos, ficamos muito satisfeitos com a realização dessa cirurgia e esperamos que isso se repita”.

Para Dra. Liora Gonik, que também participou da cirurgia, “é fundamental que as pessoas tenham todos os sentidos e essa sensação de estar restaurando um dos sentidos para uma pessoa é muito importante”, pontua.