“Cantinho do afeto” aproxima pacientes e equipe no CTI

Mais uma maneira de humanizar o cuidado: o CTI Cirúrgico da Santa Casa possui um “Cantinho do Afeto”, um quadro que contém as principais informações da vida social do paciente. Gosto musical, crença, time de futebol são algumas informações do espaço que permitem os profissionais do CTI conhecerem aquele paciente.

A iniciativa foi implementada pelo serviço de psicologia, trazendo humanização para o atendimento e resgatando memórias afetivas do paciente. “O objetivo é apresentar para a equipe quem é esse paciente que está aqui conosco e como é a vida dele fora do hospital”, explica a psicóloga Joice Kelly.

A equipe colhe as informações com o próprio paciente, quando possível, ou com familiares. A ação já acontece há meses e traz benefícios para a equipe, que percebe a influência no tratamento do paciente, podendo conversar e abordar temas que ele gosta; para a família, que se sente mais confortável sabendo o atendimento humanizado que seu parente está recebendo; também para o paciente, que se sente mais acolhido e apresenta uma melhor recuperação, conforme a psicóloga.