Presidente da Santa Casa recebe a Ordem do Mérito Legislativo de Minas pelo seu protagonismo no combate à Covid-19

Depois de receber o Prêmio Excelência da Saúde pela sua enorme contribuição no combate à pandemia de Covid-19, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora foi mais uma vez reconhecida pela relevância dos serviços que oferece para a cidade e a região. Nesta semana, o presidente da instituição, Renato Loures, foi agraciado com a Ordem do Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais, em solenidade que reuniu pessoas físicas e jurídicas que se destacaram pelo protagonismo frente à crise sanitária.

Com o tema “Mineiras e mineiros na recuperação econômica e social do Estado no pós-pandemia, destacando a atuação das instituições unidas à sociedade, em prol da vida”, a honraria homenageou cidadãos e instituições que atuaram para amenizar a crise gerada na saúde, na economia e na sociedade de modo geral. “A cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Legislativo deixou evidente o enorme compromisso, a responsabilidade, a capacidade e o espírito solidário que tão bem caracterizam o povo mineiro”, observou o presidente da Santa Casa.

Realizada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, na última segunda-feira, dia 22, a condecoração deste ano teve como objetivo valorizar os esforços em diversos setores, como saúde, ensino, pesquisa e cidadania para a retomada do desenvolvimento econômico e social no Estado. A indicação da Santa Casa de Juiz de Fora para receber a honraria foi feita pela deputada estadual, Delegada Sheila.

O ingresso na Ordem é realizado por indicação dos parlamentares e aprovado por seu Conselho, composto pelos membros da Mesa da Assembleia, pelas lideranças parlamentares e pelos ex-presidentes que ainda estão no mandato de deputado estadual. O presidente da ALMG, Agostinho Patrus, também preside o Conselho da Ordem.

Em seu discurso durante o evento, Patrus falou da necessidade de se ter esperança, mesmo reconhecendo que a Covid-19 agravou várias “pandemias” que o Brasil já enfrentava, como a inflação, a fome e a pobreza. O presidente da Assembleia Legislativa fez referência a outras tragédias históricas, como a peste negra, no século XIV, e a Segunda Guerra Mundial, no século XX, a fim de destacar os avanços sociais e econômicos gerados a partir dessas experiências tão desafiadoras.

“A crise é professora. Depois de um momento de recolhimento e morte, há uma explosão de vida. É hora de agir”, enfatizou. Entre as ações propostas pelo Legislativo mineiro está o Recomeça Minas. Um pacote de estímulos para alavancar o desenvolvimento.

Atendimento de excelência alia profissionais dedicados à eficiência dos processos internos

A Ordem do Mérito Legislativo concedida à Santa Casa é reflexo da decisão assertiva no combate ao novo coronavírus. Entre as medidas adotadas pela instituição está a criação de um comitê formado por médicos, enfermeiras e gestores que ainda acompanha e analisa diariamente a evolução dos casos e a prevalência da doença, identificando oportunidades mais eficientes de gestão.

Logo no início da pandemia, o hospital também implantou um fluxo exclusivo no atendimento de urgência que garante a segurança do paciente, assim como dos profissionais de saúde. Até o dia 27 de agosto, já haviam passado pelo serviço cerca de 13,5 mil pessoas.

Ao falar em nome de todos os agraciados, a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida, defendeu uma reconstrução conjunta. Ela citou o exemplo da vacina da UFMG, desenvolvida graças ao trabalho de pesquisadores, mas também à parceria com os três níveis de governos e a ALMG. R$ 30 milhões destinados à pesquisa da vacina tiveram origem em emenda parlamentar do projeto de distribuição de recursos do acordo do Poder Executivo com a Vale.

A mesma emenda ainda destinou outros R$ 54,5 milhões para o combate à pandemia de Covid-19 e à assistência a pessoas e segmentos em situação de vulnerabilidade social. “Os graves impactos da pandemia ainda serão sentidos por um tempo”, observou a reitora, ao enfatizar as potencialidades de Minas e seu compromisso com valores democráticos, como a justiça social e a liberdade.