24/09

10 motivos para doar sangue

 

 A Santa Casa conta com o estoque do Hemominas para salvar a vida dos pacientes que estão sob nossos cuidados, seja em razão de uma cirurgia ou de alguma emergência. Por isso, incentivar a doação de sangue é importante.

 
1- Uma única doação pode salvar até quatro vidas
Doar sangue é uma atitude simples, rápida e segura que pode ajudar até quatro pessoas. Quando alguém precisa de uma transfusão de sangue, só pode contar com a solidariedade.

2- Não existe substituto para o sangue
Nenhum medicamento pode substituí-lo; não podemos fabricá-lo, ele só é obtido através da doação de um ser humano a outro.
 
3- Não há risco de contrair doenças durante a doação
Além de todo material utilizado durante a coleta ser esterilizado e descartável, todos os candidatos a doação são submetidos a uma entrevista clínica, onde serão avaliados os critérios de doação, conforme legislação vigente do Ministério da Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Sendo assim, não há nenhum risco de contrair qualquer doença durante a doação.

4 - Seu organismo repõe rapidamente o sangue doado
Um adulto, seja do sexo masculino ou feminino, possui em média cinco litros de sangue em seu corpo. E em uma doação são coletados no máximo 450 ml. E Esse volume é reposto em 24 horas pelo organismo.

5- O doador tem direito a um dia de folga no trabalho
Voluntários que doarem sangue têm direito a um dia de folga a cada 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada, de acordo com os termos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Apesar da legislação vigente, vale ressaltar que a doação de sangue é um gesto voluntário e altruísta e, portanto, não deve ser encarada como um benefício próprio.

6- A doação é rápida!
Doar sangue é muito simples e fácil, todo o processo não dura mais que 1 hora.  As etapas para o processo são: cadastro do doador, teste de anemia, verificação da pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, temperatura e questionário sobre saúde, voto de autoexclusão, a doação e o lanche pós-doação.

7- A doação de sangue não faz ninguém engordar ou emagrecer
A doação de sangue não interfere em nada no peso do doador. Isso é apenas um mito.
 
8. Ajudar outras pessoas faz bem para você também
Doar sangue é uma opção voluntária e altruísta. Tanto quem recebe quanto quem doa sangue é beneficiado, pois afeta positivamente doador.
 
9 - Check-up gratuito
Antes da doação, o indivíduo é submetido a uma série de exames para controle de qualidade. Esses exames também são vantajosos ao doador, uma vez que permitem que ele obtenha um panorama sobre a própria saúde sem precisar custear o valor dos exames.
Os exames para doação de sangue incluem Sífilis, Hepatite B e C, Doença de Chagas, AIDS, assim como detecção para os vírus do HTLV I e II.
 
10 - É indolor  
O processo de retirada do sangue é indolor, a sensação é a mesma da coleta de sangue para fazer exame.

 

Quem pode doar
·        Ter e estar com boa saúde;
·        Não ter tido hepatite após 11 anos de idade;
·        Pesar acima de 50 quilos;
·        Ter idade entre 16 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos poderão doar se acompanhados do responsável legal ou portando autorização desse, com cópia do documento de identidade do responsável. Pessoas com mais de 61 anos poderão doar se tiverem realizado pelo menos uma doação antes dos 60 anos;
·        Dormir bem na noite anterior à doação;
·        Se for doar pela manhã, alimenta-se antes. Após o almoço, dê um intervalo de 3 horas;
·        Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;
·        Não ter sido submetida a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 6 meses;
·        Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.

 
 
 

Outras Novidades

<< < 2 3 4 5 6 > >>

Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo