A vida continua – diga sim para a doação de órgãos

Estamos no #SetembroVerde e no próximo dia 27 é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Há 38 anos, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora realiza transplantes, permitindo que muitos pacientes possam receber um órgão e continuar vivendo com qualidade de vida.

A Instituição ocupa a 6ª posição em transplantes renais no Brasil – marca nunca antes alcançada por hospitais fora das capitais. Também é a maior unidade transplantadora renais de Minas Gerais desde 2019, e está no ranking das dez mais do Brasil há dois anos.

Para marcar a data, os médicos Gláucio Souza e Marcio Souza falam sobre a rotina de um cirurgião de transplantes em live. O bate-papo será transmitido gratuitamente em no canal oficial do Youtube às 13h30 do dia 27/09.

Só em 2021*, a Santa Casa JF realizou 105 transplantes renais, sendo 86 de doadores falecidos e 19 de doadores vivos e um transplante renal. Ainda assim, 309 pacientes na Zona da Mata Mineira aguardam para um transplante de fígado.

Como ser doador?

No Brasil, a doação de órgãos só é feita após a autorização familiar. Por isso, quem quer ser um doador deve manifestar este desejo a sua família.

O Dia da Doação de Órgãos visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto. Apesar da ampliação da discussão do tema nos últimos anos, trata-se ainda de um assunto polêmico e de difícil entendimento, resultando em um alto índice de recusa familiar.

*Dados de 21/09/2021