Santa Casa JF e UniAcademia firmam convênio para hospital escola

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora assina nesta sexta-feira, 10 de setembro, convênio para ser o hospital escola do curso superior de enfermagem do Centro Universitário Academia (UniAcademia). A assinatura da parceria será feita pelo presidente do hospital Dr. Renato Loures e pelo reitor do Centro Universitário Giovânio Aguiar.

Com o acordo, os alunos de enfermagem do UniAcademia usarão espaços da Santa Casa para aulas práticas e para o estágio curricular obrigatório. “No hospital, eles terão acesso à prática da enfermagem em diversas especialidades, como Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia e Cirurgia”, lembra o Diretor de Ensino da Santa Casa, Dr. Áureo Delgado.

Para o presidente, Dr. Renato Loures, com o convênio de hospital escola, a Santa Casa dá mais um passo em sua história de mais de 50 anos no ensino. “A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora é um hospital de ensino e, por isso, nos baseamos no tripé:  assistência, ensino e pesquisa. Esse convênio vem ao encontro dos nossos objetivos estratégicos e amplia nosso trabalho de ensino e pesquisa. A capacitação que o hospital oferece vai além do conhecimento teórico e prático, orientamos para uma condução ética”, enfatiza.

O reitor do UniAcademia, Giovânio Aguiar também destaca que a população de Juiz de Fora só tem a ganhar com a parceria. “São duas instituições centenárias e tenho certeza de que faremos um serviço exitoso em conjunto”.

Hospital de Ensino

Através da Portaria Interministerial número 1.635 de seis de agosto de 2013, dos Ministérios da Saúde e da Educação, publicada no Diário Oficial da União em sete de agosto de 2013, a Santa Casa de Juiz de Fora foi certificada como Hospital de Ensino, tornando-se formalmente campo para a prática de atividades curriculares na área da saúde.

Atualmente, a Santa Casa oferece programas de Residência Médica em dez especialidades e estágios para acadêmicos. Além disso, o hospital dispõe de uma Direção de Ensino, para apoiar as atividades científicas desenvolvidas pela instituição, como cursos e congressos.