Vídeo educativo é apresentado em Congresso da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica

Para facilitar a vida dos pacientes e acompanhantes, o Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Juiz de Fora inovou e criou um vídeo instrutivo. Esse vídeo-aula tem como conteúdo, informações do setor, onde a pessoa que o assiste, entende por qual procedimento irá passar e as funcionalidades da Hemodinâmica. O vídeo está sendo utilizado, ativamente, desde janeiro de 2011. O trabalho de muito sucesso foi enviado à Sociedade Brasileira de Hemodinâmica (SBHCI) e foi aprovado para apresentação oral pela enfermeira Ana Cristina Abraão no Congresso Brasileiro de Hemodinâmica que aconteceu entre os dias 20 a 22/06 em Salvador/BA.

A ideia de criar o vídeo partiu da enfermeira da Santa Casa, Ana Cristina, quando ela começou a perceber que os pacientes e seus acompanhantes ficavam "perdidos", sem orientação e conhecimento do processo dos exames. Os mesmos, não tinham uma referência de profissional para que os orientassem, tirassem suas dúvidas e principalmente, os deixassem tranquilos.

Antes de criar o vídeo, pesquisas foram aplicadas para saber o retorno dos acompanhantes. “A partir desta ideia foi realizada uma pesquisa de campo para área da enfermagem com o objetivo de avaliar a importância do profissional enfermeiro nas atividades assistenciais e educacionais junto aos pacientes e acompanhantes antes de um procedimento de intervenção cardiovascular no laboratório de hemodinâmica”, explica a enfermeira. “Inicialmente, ficou claro que a maioria dos pacientes e acompanhantes não conhecem o significado de hemodinâmica, já que apenas 2% responderam corretamente, mesmo sendo um ambiente com muitos avanços e crescimento dentro da unidade hospitalar. As respostas obtidas foram muito limitadas. Quando foi perguntado sobre: “você sabe como é o procedimento que irá fazer?” 50% do grupo respondeu não e 25% relatou claramente que não entendia. Nas respostas obtidas, eles demonstram que buscam informações na internet ou com outras pessoas, entre amigos e vizinhos que já realizaram o procedimento”, complementa.

Pacientes e acompanhantes, ao serem abordados sobre se as orientações foram importantes e se trouxeram alguma colaboração, todos os participantes responderam que sim e justificaram através de ações e palavras. A orientação levou tranquilidade e mostrou como é relevante a transmissão do conhecimento. “O papel do enfermeiro na humanização do cuidado e na sua relação com a educação é de suma importância, pois tivemos neste estudo resultados que apontam que informação e conhecimento transformam pessoas e atitudes”, afirma a enfermeira. Fica claro que todo o processo educativo dentro da área hospitalar ainda é muito pequeno, mas sua importância muito significativa.

A Santa Casa mais uma vez sai na frente quanto à valorização do cuidado humanizado e neste caso aliado a educação em saúde no âmbito hospitalar, tendo em vista que esta, geralmente se dá na saúde pública. Para Ana Cristina, “é importante a ampliação do conhecimento do enfermeiro no que tange ao impacto emocional familiar causado pelo processo saúde-doença, e a elaboração de estratégias, tais como a realizada neste estudo (vídeo-aula) na Santa Casa”.