26/07

Vem aí a XXIII Jornada Médica

 

26/07/2021 

Parte da programação de aniversário da Santa Casa de Juiz de Fora, a tradicional Jornada Médica este ano será online. As aulas acontecem nos dias 09, 10 e 11 de agosto de 2021, a partir das 19h, com transmissão no canal do Youtube da Santa Casa de Juiz de Fora.   

A participação é gratuita, indicada para profissionais e acadêmicos da área de saúde, com emissão de certificado.

O tema este ano é “O impacto das vacinas e a saúde da população no pós-pandemia” e trará profissionais da Santa Casa de Juiz de Fora, debatendo o enfrentamento da Covid-19, os novos desafios e perspectivas para a medicina.

 Inscreva-se aqui: https://conteudo.santacasajf.org.br/jornadamedica

Outras informações, 2329-2348.  

 

 Programação*:

09/08/2021 (Segunda-feira)

Abertura:

19h-  Mesa-redonda: “Enfrentamento da pandemia na Santa Casa”

Participantes: Dr. Renato Villela Loures (Presidente da instituição/Coordenador da COREME)

Dra. Eunice Caldas de Figueiredo Dantas (Diretora Médica e Técnica)

Dr. Áureo de Almeida Delgado (Diretor de Ensino em Exercício)

Enfª. Mara Lúcia Wellerson Scott Daldegan? (RT de Enfermagem)

Dr. Eduardo Rodrigues Borato (Coordenador do C.T.I COVID)

 

19h30 - Palestra: "Vacinas para Covid-19 no Brasil"  

Dr. Mário Lúcio de Oliveira Novaes (Juiz de Fora)

Médico graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1983), com Título de Especialização (Residência Médica) em Pediatria (1985) e Infectologia (1987). Possui Pós-graduação lato senso em Administração Hospitalar pela UNAERP (1986), Pós-graduação lato senso (MBA) em Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde pela FGV-RJ (2002), Curso de Especialização em Planejamento Integrado da Demanda e dos Estoques pela COPPEAD-UFRJ (2004) e Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá.. Doutorando em Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

20h – CLÍNICA MÉDICA (Médicas do Corpo Clínico SCMJF)

TEMA:  COVID-19: Controvérsias terapêuticas  atuais e futuras.

Dra.  Simone Lopes  de Almeida Piffano (subtema: Manejo da covid em nível domiciliar)

Infectologista com residência pela UFJF. Membro titular da Sociedade Brasileira de Infectologia.Coordenadora do SCIH SCMJF.

Dra. Laura  Fernandes Mansur Lisboa  (subtema: Tratamento da Covid na enfermaria e preditores de gravidade)

Formação em Clínica Médica e Pneumologia pelo HU UFJF. Médica Pneumologista  pela Santa Casa de Misericórdia de juiz de Fora e pelo Hospital Regional Dr. João Penido.

Dra. Mariana Zaiden e Ferreira Pinto (32)  (subtema:Medidas essenciais no tratamento do doente crítico com Covid na UTI)

Graduação em Medicina UFJF. Residência em Clínica médica HU-HFJF.Residência em Pneumologia HU-UFJF. Título de Especialista em Pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia. Preceptora das residências de Clínica Médica da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e do Hospital Regional Dr. João Penido – FHEMIG.

 

20h30 CARDIOLOGIA – Palestra: “Implante Trans Cutâneo de Prótese Aórtica (TAVI): Estado da Arte"

Dr. Leônidas Alvarenga Henriques (Juiz de Fora)

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Residência em Cardiologia Clínica no Hospital São Joaquim da Real e Benemérita Sociedade de Beneficência Portuguesa de São Paulo.Residência em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista no Hospital São Joaquim da Real e Benemérita Sociedade de Beneficência Portuguesa de São Paulo. Título de Especialista em Cardiologia com área de atuação em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista conferido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em 2001.Habilitação na técnica de implante por cateter de bioprótese aórtica (TAVI).

 

10/08/2021 (terça-feira)

19h - ANESTESIOLOGIA 

ERAS (Recuperação acelerada do paciente cirúrgico) – reduzindo o tempo de internação hospitalar, se já era uma tendência, será quase uma obrigação no pós-pandemia.

Dra. Claudia Marquez Simões (São Paulo)

Possui  graduação pela Faculdade de Medicina da Fundação ABC (2001), residência médica em Anestesiologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2002-2004) e doutorado pelo programa de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2014). Coordenadora da Comissão de Residência Médica do Hospítal Sírio Libanês, coordenadora do programa de Residência em Anestesiologia do Hospital Sírio Libanês/ São Paulo Serviços Médicos de Anestesia, supervisora do serviço de Anestesiologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo HC- FMUSP e membro da câmara técnica de Anestesiologia CREMESP.

 

19h30 - PEDIATRIA/ NEONATOLOGIA

TEMA: COVID-19 e Pediatria

Dra. Nicole Santiago Cappelle (Residente R3 Pediatria) subtema: emergência pediátrica na pandemia da COVID-19.

Dra. Tenyla Martins Fernandes Paticcié Freitas (Residente  R4 Neonatologia)  subtema: neonatologia na pandemia de Covid-19.

Dr. Guilherme Guerson Subirá  (Residente R3 de Pediatria)  subtema: recém-nascido prematuro filho de mãe com COVID positivo.

 

20h - CARDIOLOGIA

TEMAMiocardite pós infecção por sars-cov 2

 Dr. Fredwilson de Souza Costa

Especialista em Cardiologia pela Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora - MG Especialista em Clínica Médica pelo Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus de Juiz de Fora - MG Pós-Graduado em Medicina Intensiva pela AMIB/SUPREMA Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra, Vassouras - RJ

 Dr. Luiz Gustavo Chaves Gomes 

Residente R1 de Clínica Médica SCMJF.

 

11/08/2021 (quarta-feira)

19h - Nefrologia

"Condutas da UPI  transplante para manter o serviço ativo na pandemia de COVID-19"

Dr. Gustavo Fernandes Ferreira 

Medico Nefrologista..Graduação na Faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001). Residência Médica em Clínica Médica e Nefrologia pela Universidade de São Paulo. Doutor em Nefrologia pela USP. Supervisor do Programa de Residência Médica de Nefrologia- SCMJF. Diretor do Programa de Transplantes da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e Vice-presidente da Associação Brasielira de Transpalnte de Órgãos (ABTO).

 

19h30  - Ginecologia e Obstetrícia                 

TEMA: "Impacto da Covid 19 na Gestação"

Dr. Alim Alves Demian 

 Residência em Ginecologia e Obstetrícia  na SCM JF. Mestre e Doutor em Ginecologia e Obstetrícia  pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor titular de Saúde da Mulher II (UNIPAC).

 

20h - Ortopedia e Traumatologia

Tema: “Impacto da pandemia do Covid-19 sobre o Trauma Ortopédico em um Hospital Público/Privado de Juiz de Fora-MG”

Dr. Frederico Monteiro de Oliveira 

Especialização em Medicina de Família e Comunidade pela UNIFESP com título de especialista pela SBMFC;Pós graduação em Medicina Intensiva/Amib;Residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora com título de especialista pela SBOT. Atua como médico concursado pela Prefeitura Municipal de Extrema atuando no Hospital Municipal Dr. Roberto de Cunto; Membro do Corpo Clínico do Hospital São Lucas em Extrema-MG e Santa Casa de Misericórdia de Camanducaia-MG.

 Dr. Arnaldo Gonçalves de Jesus Filho 

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Supervisor do Programa de Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. Preceptor de Cirurgia da Mão do PRM de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

20h30 - Cirurgia Geral

Tema: "Impacto da pandemia nas cirurgias"

 Dra. Tereza Cristina Bernardo Fernandes  

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Pós-graduada em Qualidade no Serviço na Saúde pela Fundação Educacional Lucas Machado. Residência Médica em Cirurgia Geral pela Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.. Título de Especialista em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Associação Médica Brasileira.

 

*Programação sujeita a alteração.

 

 

 

 

 

 
 
 

Outras Novidades

1 2 3 4 5 > >>

Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo