Presidente da Santa Casa é um dos gestores mais influentes da saúde

Eleito entre os gestores mais influentes da saúde no Brasil na década, o Presidente da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, Dr. Renato Loures, recebeu, no último dia 1º de julho, em São Paulo, o prêmio “100 Mais Influentes da Saúde” – edição especial. A premiação, organizada pelo Grupo Mídia, é considerada o Oscar da Saúde e já soma oito edições. A edição histórica de 2021 reuniu as personalidades da área que mais se destacaram nos últimos dez anos, valorizando o trabalho prestado pela classe durante a pandemia. Nascido, formado e atuante em Juiz de Fora, Renato Loures se dedica à saúde há 49 anos.

O reconhecimento, celebrado entre profissionais de todo o país, apresenta-se, também, como resultado de um trabalho árduo de toda a equipe da Santa Casa de Juiz de Fora, com seus 2.600 colaboradores e 850 médicos, que buscam, incansavelmente, a qualidade no atendimento aos pacientes. Além disso, a própria carreira de Dr. Renato Loures na instituição, nesses dez anos, merece destaque, pelas inúmeras ações que colocam o hospital como referência na cidade e no país.

“Esse prêmio é de extrema importância, pois vem mostrar que o serviço que nós estamos prestando a uma entidade filantrópica no país tem sido reconhecido pela imprensa brasileira”

Dr. Renato Loures

Presidente da Santa Casa de Juiz de Fora

Santa Casa de JF possui objetivos claros e metas definidas

Com objetivos claros e metas definidas, a Santa Casa de Juiz de Fora conta com espaços modernizados e métodos inovadores, que tornam as experiências e os atendimentos cada vez melhores. Um dos destaques, pontuado pelo presidente, é a instalação, em 2011, do sistema de energia solar, com capacidade para armazenar 66 mil litros de água quente. Chamada de Hemodinâmica, esse sistema é um dos mais completos e modernos do país.

Por causa de sua visão inovadora, a Santa Casa é também considerada a maior transplantadora de Minas Gerais e a sexta do Brasil. O primeiro transplante foi feito em 1983. Em 2012, os investimentos na área começaram a crescer e a ganhar destaque nacional. Uma das ações pioneiras foi a implementação da Unidade de Prática Integrada (UPI) de Transplante, que monitora os pacientes transplantados no ambulatório e por aplicativo. Juiz de Fora, constantemente, é mencionada em virtude desse ganho para a sociedade.

Dr. Renato esteve por mais de 30 anos na liderança do Departamento de Pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. Do seu início até hoje, muita coisa mudou. Uma delas é que, há um tempo, a instituição não possuía nem UTI neonatal, e, por isso, as enfermeiras enfrentavam muita dificuldade, assim como cada família que acompanhava de perto. Hoje a Santa Casa é o primeiro hospital da cidade a receber o título de Hospital Amiga da Criança, demonstrando a excelência no atendimento tanto à mãe quanto ao bebê. E a gestão continua sempre a buscar o melhor.

Santa Casa é destaque no atendimento a pacientes com coronavírus

Na pandemia, a Santa Casa está à frente no combate ao coronavírus. Na gestão de Dr. Renato, cerca de 30 leitos de UTI foram inaugurados. Atualmente, eles são usados para pacientes com o vírus. Esse fator levanta uma outra questão que merece destaque: cerca de 70% dos atendimentos da Santa Casa de JF são voltados ao Sistema Único de Saúde (SUS). E, por isso, parte dos leitos e dos apartamentos disponíveis foram dedicados a pacientes sem convênio. O fato reitera que, apesar das críticas, o SUS se mostrou essencial durante esse momento e que, por isso, deveria ser mais valorizado, já que é um dos sistemas mais avançados no mundo.

Reformulação no Plasc

O Plasc, operadora da Santa Casa, também ganhou reformulações que visam melhor atender os conveniados. Nesta década, por exemplo, foi criado o Espaço Clínico: centro médico moderno, com equipamentos de última geração, que atende cerca de 17 especialidades com mais agilidade e conforto e que, hoje, conta com duas unidades em Juiz de Fora. Além dele, foram criadas a Clínica da Saúde, com atendimento de psicologia, nutrição e fonoaudiologia, e a Clínica de Fisioterapia.

O trabalho continua

Dr. Renato Loures adianta que um dos planos é tornar a Santa Casa de Misericórdia completamente digital até 2023, aproveitando, inclusive, as implementações que tiveram que ser feitas por causa da pandemia. O próximo passo é fazer com que a instituição se torne um dos 10 melhores hospitais do país. As diretrizes e os valores acompanham a instituição nesses mais de 160 anos de história e dedicação ao bem-estar da sociedade.

Uma vida dedicada à saúde

Todos esses feitos foram vislumbrados e estudados por Dr. Renato Loures como presidente e entusiasta da profissão, em que atua desde os 22 anos de idade. Inspirado pelo pai, Renato optou por se tornar médico pediatra. Aos poucos, outras aptidões foram surgindo. O estudo nunca parou. Obtendo o diploma ainda novo, investiu em pós-graduação, inclusive fora do país, na Universidade de Stanford.