Arraiá do Barulho valoriza a cultura popular e leva alegria às crianças hospitalizadas

Com o objetivo de resgatar e valorizar o folclore e a cultura popular brasileira, os Médicos do Barulho promoveram ontem, 17, na Santa Casa, o Arraía do Barulho – festa julina realizada onde o grupo atua. A festa foi marcada com muitas atividades temáticas, incluindo brincadeiras ligadas ao tema das festas julinas, bastante diversão e, é claro, muita palhaçada. A ação tem a proposta de envolver crianças e adultos hospitalizados, sem deixar de fora os acompanhantes e os profissionais da área da saúde. Durante as atividades, a linguagem teatral e a arte clown foram empregadas de maneira especial, tudo para enriquecer a abordagem da trupe realizada no ambiente hospitalar.

“O tema das festas caipiras trazem à tona a valorização da cultura típica do Nordeste, que mantém a tradição em todo o país, será levada de forma bastante divertida aos pacientes, acompanhantes e aos profissionais dos hospitais. São momentos de grande descontração que fazemos questão de manter vivo no ambiente hospitalar”, explica o presidente da Associação dos Médicos do Barulho, Amaury Mendes.

Todos os anos, as crianças hospitalizadas são presenteadas com a iniciativa. “O Arraiá do Barulho já é uma tradição, e o resultado é sempre muito positivo”, comenta Mendes. Outras datas comemorativas também são trabalhadas pelos Médicos do Barulho em diferentes épocas do ano, como Carnaval, Páscoa, Dia das Crianças, Natal, entre outras. A proposta é sempre levar a expressão artística a espaços inusitados como os hospitais, promovendo a democratização do acesso à cultura.

O Arraiá do Barulho é o terceiro evento temático dos Médicos do Barulho, dentro da programação que corresponde ao patrocínio da edição 2011 da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura. Os Médicos do Barulho recebem o patrocínio da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa, via Lei de Incentivo à Cultura Murilo Mendes.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Associação dos Médicos do Barulho