Santa Casa realiza técnica inédita em Juiz de Fora para tratar aneurisma

Médicos da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora utilizaram uma técnica inédita na para tratar um aneurisma de aorta abdominal (AAA) em um paciente de 79 anos. O que usualmente seria uma cirurgia complexa, foi corrigido com um procedimento minimamente invasivo, através da colocação de uma endoâncora, que funciona como um “parafuso” dentro da aorta para selar o aneurisma.

Participaram do procedimento os cirurgiões Luiz Lanziotti e Henrique Salles. “O paciente já havia tratado há dois anos, mas como é próprio de um pequeno percentual dos casos, aumentou novamente, apesar do tratamento inicial. Optamos pelo uso de um material e técnica novas. Essa técnica permite a correção de aneurisma por via minimamente invasiva é especialmente útil em pacientes de alto risco cardiovascular ou em aneurismas com anatomias muito desafiadoras, que implicariam em mais risco de morbimortalidade para o paciente”, explica Dr. Henrique.

Estrutura completa

A Santa Casa de Juiz de Fora possui centro de terapia intensiva extremamente capacitado para os cuidados pós-operatórios para estes pacientes, que podem exigir muito conhecimento técnico e experiência. Além disso, é o único hospital da região com serviço de cirurgia vascular e endovascular completo, funcionando todos os dias do ano, com unidade de hemodinâmica moderna e equipamento com alta definição. Tudo isso converge para a realização de casos como este de forma segura, com sucesso técnico e baixo índice de complicações clínicas.