09/07

Equipe da Santa Casa participa do I Encontro de Triagem Auditiva Neonatal

 

*Natália Arruda

 

As fonoaudiólogas da Santa Casa, Karina Gondim e Carolina Jacob, participaram do I Encontro de Triagem Auditiva Neonatal SUS/MG, no dia 22 de junho, em Belo Horizonte. O evento que aconteceu na Cidade Administrativa foi realizado para apresentação dos resultados obtidos pelas participantes do Programa Estadual de Triagem Auditiva Neonatal, do qual a Santa Casa faz parte.

 

Durante o Encontro foi apontada a importância da realização do exame, o Teste da orelhinha, nos primeiros 90 dias de vida da criança, para que seja possível a detecção precoce do diagnóstico de perda auditiva e a continuidade na intervenção e tratamento da criança. E foram apresentadas as estatísticas da Santa Casa dos testes de orelhinha feitos em 2011.

 

Para a fonoaudióloga Carolina Jacob foi de grande importância para a Santa Casa participar desse encontro, pois o Serviço de Triagem Auditiva Neonatal é referência em Serviço de Triagem em Juiz de Fora. “Esse serviço mostra para a sociedade a importância da avaliação audiológica nos primeiros dias de vida da criança, para garantir o desenvolvimento da linguagem e fala do indivíduo” declara ela. “Nossos resultados são satisfatórios para o programa de Serviço de Triagem Estadual de Minas Gerais” complementa Carolina.

 

De acordo com Karina Gondim, também fonoaudióloga, o evento foi importante para gerar maior integridade dos profissionais envolvidos. “O treinamento foi apropriado para o melhor andamento do programa da triagem e para conseguir aumentar o número de avaliação dos recém-nascidos. É importante saber quantos exames foram avaliados, quantos foram para prótese auditiva ou implante coclear (quando não passa no teste, o bebê passa por avaliações). Em Juiz de Fora, tiveram três casos com aparelhos auditivos e os bebês estão sendo avaliados.

 

A Santa Casa realiza a Triagem Auditiva Neonatal (Teste da orelhinha) em todos os recém-nascidos. O exame é simples, não invasivo, indolor e não requer sedação ou anestesia.  É muito importante para saber se o bebê possui audição normal desde o nascimento, pois a detecção de uma audição dentro dos padrões da normalidade é uma maneira eficaz e ideal para garantirmos um desenvolvimento normal da linguagem. Portanto, mesmo que o bebê tenha passado no teste da orelhinha, é importante estar acompanhando o desenvolvimento da audição e da linguagem.

 

O telefone para agendamento do exame é: 3229-2386 e é realizado no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa (próximo à Escola de Enfermagem).

 

Galeria de imagens

 
 

Outras Novidades


Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo