Santa Casa lança ferramenta Paciente Seguro

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) lançou a ferramenta “Paciente Seguro”, um formulário no qual o paciente internado na Santa Casa avalia sua assistência e se os protocolos de segurança estão sendo aplicados. O formulário pode ser acessado clicando aqui.

A implementação deste questionário vai ao encontro de uma solicitação da ONA para que o paciente tenha conhecimento dos protocolos. “Queremos que o paciente seja protagonista de seu cuidado e tenha uma boa experiência durante a internação”, diz Samyra Mansur, enfermeira do NSP. “Com as respostas, vamos ter um feedback do paciente para ver se ele está entendendo questões que envolvem sua assistência e, a partir disso, vamos capacitar ainda mais as equipes”, completa.

A ferramenta foi desenvolvida pela TI da Santa Casa que, a partir dos dados obtidos, automaticamente gera estatísticas para análise e gerenciamento do NSP. Foi escolhido um questionário virtual para dar autonomia ao paciente, que só precisa de um celular, tablet ou computador para responder.