Vamos falar sobre Segurança do Paciente? Conheça o Protocolo de Quedas

É um protocolo que visa reduzir a ocorrência de quedas de pacientes nos pontos de assistência e o dano dela decorrente, através da utilização de medidas que contemplem a avaliação de risco do paciente, garantam o cuidado multiprofissional em um ambiente seguro, e promovam a educação do paciente, familiares e profissionais.

A queda de pacientes pode estar associada a fatores vinculados tanto ao indivíduo, por exemplo: idade avançada (principalmente idade acima de 85 anos), história recente de queda, redução da mobilidade, incontinência urinária, uso de medicamentos e hipotensão postural, como ao ambiente físico.

O Protocolo na Santa Casa

Na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora é realizada uma avaliação do risco de queda do paciente na sua admissão, respeitando o prazo máximo de 24h, com o emprego de uma escala adequada ao perfil do paciente da Instituição. Em caso de pacientes identificados com o risco na admissão, esta avaliação é repetida diariamente até a alta.

Após a identificação do risco, realizamos a orientação do paciente e acompanhante, através de um flyer didático com medidas de prevenção para evitar uma possível queda, buscando trazer o paciente como protagonista do seu cuidado. Na pulseira de identificação do paciente é colocado clamp de cor azul que facilita a identificação do risco para equipe assistencial, além da sinalização a beira leito.

O aspecto mais importante da prevenção das quedas é a antecipação de seu acontecimento pela avaliação dos riscos e pelo estabelecimento de medidas preventivas.

Como prevenir

- Manter sempre as grades do leito elevado,

- Sempre pedir ajuda ao profissional de enfermagem para se levantar,

- Usar calçados antiderrapantes,

- Não se levantar rápido devido ao risco de queda da pressão e tontura.

Gerenciando os riscos temos um atendimento mais seguro. A prevenção de quedas é feita pela adoção de pequenos cuidados.

Por Samyra Mansur, enfermeira do NSP da Santa Casa de Juiz de Fora