29/01

Residentes de Clínica Médica da Santa Casa JF têm artigos publicados em livro

 

 

Dra. Luiza Schettino, Dr. Áureo Delgado e Dra. Clarissa Lafetá 

 

 

A Santa Casa de Juiz de Fora tem dois artigos publicados no livro “Casos comentados de Gastroenterologia e Hepatologia”, organizado pela Mestre e Doutora em Patologia pela UFMG Vera Lúcia Ângelo Andrade. O livro contém 100 casos clínicos comentados sobre as especialidades que levam o título.

A Residência da Santa Casa foi convidada a participar com dois casos, através do vice-diretor de Ensino e preceptor da residência de Clínica Médica, Dr. Áureo Delgado. “Escolhemos dois casos interessantes de doenças não tão comuns para chamar atenção sobre os temas e que têm impacto na resolução”, lembra Dr. Áureo.

Cada capítulo do livro apresenta um caso comentado, seguido de perguntas e respostas e comentário dos autores. Logo é didático e tem como público principal estudantes de medicina, residentes e pós-graduandos.

O “caso 39” do livro, que trata de Colite Microscópica, teve como autores o próprio Dr. Áureo e os residentes de Clínica Médica Clarissa Lafetá (2º ano de Residência, conhecido como R2), Laura Centurião (R1), Luiza Schettino (R2) e Thiago Silva (R2). Já o “caso 56” aborda a Angiodisplasia Gastrointestinal e foi escrito pelo preceptor Áureo Delgado e por Diogo Gomes e Thaís Trindade, que concluíram a Residência em 2020.

A residente Clarissa classifica a oportunidade como enriquecedora. “Não encontramos facilmente muitos relatos de Colite Microscópica na literatura, então foi gratificante contribuir para a área acadêmica”, diz. “Essa é uma doença que se o médico não pensar nela é mais difícil de chegar ao diagnóstico”, completa a colega Luiza Schettino.

Dr. Áureo Delgado também comemora a publicação. “A Santa Casa tem produção cientifica, vem aprimorando cada vez mais sua residência médica e sente-se honrada em contribuir através de casos clínicos”. 

 

 
 
 

Outras Novidades

<< < 6 7 8 9 10 > >>

Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo