TOXOCARA, ANTICORPOS IGM

Indicação clínica: O Toxocara canis é um nematódeo, com ciclo semelhante ao Ascaris lumbricóides. Apresenta incidência de 3,6% no Brasil, e sua infecção pode ser assintomática ou manifestar-se com forma visceral (lavra migrans visceral) ou forma ocular. A forma visceral acomete principalmente crianças com febre, hepatomegaia, eosfinofilia, hipergamaglobulinemia. Na forma ocular há diminuição da acuidade visual, dor ocular e estrabismo, com exame fundoscópico podendo evidenciar uveí­te, endoftalmite e catarata, sendo diagnostico diferencial de retinoblastoma. Muitos pacientes com formas oculares podem apresentar tí­tulos baixos ou ausentes na sorologia. A sorologia apresenta sensibilidade de 78% para formas viscerais e 73% para forma ocular. Deve-se ressaltar que presença de anticorpos detectáveis não significa necessariamente infecção ativa. Reaçíµes falso-positivas podem ocorrer em indiví­duos com ascaridí­ase, esquistossomose e filariose.
Orientações gerais: O paciente deve apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. Informar sobre o uso de medicamentos.
Preparo: Jejum obrigatorio de 8 horas
Tipo material: Soro