Raio X Contrastado:

Indicação clínica:

Costuma ser mais utilizado na investigação de males na região abdominal. Ou seja, é um importante recurso para observar os sistemas digestivo, urinário e reprodutor.

Orientações gerais:

Pedidos aceitos somente para pacientes internados e externos. O paciente deve comparecer ao setor de Radiologia no dia do agendamento para entrevista com o médico Radiologista e logo após apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. Informar sobre o uso de medicamentos. Trazer exames anteriores se possível.

Preparo:

• Urografia excretora: Na véspera do exame, às 17:00h, tomar 2 (dois) comprimidos de Dulcolax e evitar líquido até a hora do exame. Jejum a partir de 00:00h. Outras orientações poderão ser fornecidas a qualquer momento se necessário.

• Uretrocistografia: Indispensável exames anteriores de ultrassom e de urina.

• Trânsito Intestinal: Jejum a partir de 00:00h, vir com roupas leves (moletom, malhas, etc.), trazer acompanhante. O exame tem entre 01h e 04h de duração.

• Esôfago, REED ou RED em adulto: Jejum a partir de 00:00h, vir com roupas leves (moletom, malhas, etc.), trazer acompanhante.

• Esôfago, REED ou RED e criança: criança lactente – jejum por tempo igual ao do intervalo da amamentação; vir para o hospital com roupa leve e sem botão, fecho ou ilhós. Trazer 01 mamadeira com leite para após o exame e outra vazia para usar no exame. Criança maior de 01 até 06 anos – jejum de 06h. Trazer mamadeira ou copo de uso habitual caso ache necessário. Vir para o hospital com roupa leve e sem botão, fecho ou ilhós. Criança maior de 06 anos – jejum a partir de 00h. Vir para o hospital com roupa leve (moletons, malha).

• Clister Opaco: Na véspera do exame a dieta é líquida, devendo ingerir bastante líquido, se tolerável 01 copo de água de 2 em 2 horas. São permitidos chás, refrigerantes, sucos, soro caseiro e água de coco. No almoço, sopa batida e coada. No jantar somente caldo de carne. Às 8h e às 18h tomar 02 comprimidos de Dulcolax ou genérico. Se não houver resposta a primeira dose de laxativos ou se esta for exagerada, entrar em contato com o serviço de Radiologia. No dia do exame às 07h realizar lavagem intestinal com 02 litros de água previamente fervida e resfriada com 01 colher de sal ou 02 litros de soro fisiológico. Às 07:30 h repetir a lavagem intestinal (pode ser utilizado soro fisiológico em igual volume). Se ainda houver resíduos quando da eliminação da última lavagem, entrar em contato com o serviço de Radiologia. Para café da manhã apenas suco, chá, café ou gelatina. Após comparecer para a realização do exame no horário agendado.

Tipo material:

« Ver todos