Santa Casa JF passa por auditoria para a certificação HIMSS

Nos dias 17 e 18 de novembro, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora passou por auditoria para a certificação HIMSS, que avalia o quanto o hospital utiliza de tecnologia na área assistencial. Ela possui oito níveis: vai do estágio 0, que indica que sistemas básicos não estão implementados, ao estágio 7, em que o hospital é totalmente digital. A classificação dos hospitais ocorre a partir do nível 6.

Atualmente, a Santa Casa busca a certificação para o nível 6 e, posteriormente, o nível 7. O gerente de TI, Marcos Antônio Bassoli, destaca os pontos fortes apontados pela auditoria: “a equipe ser engajada e consciente quanto a necessidade de aperfeiçoar processos e evoluir no sentido de ser mais digital; o engajamento da equipe de TI e o comprometimento da equipe assistencial que documenta no sistema e no prontuário físico foram pontos fortes”.

Para o nível 6, e, em seguida, tornar-se um hospital digital, a TI da Santa Casa desenvolve uma série de projetos. “Entre os mais importantes estão os investimentos em infraestrutura que envolvem blade center, storages, sistemas de segurança e treinamentos”, explica Bassoli. “A digitalização não só da radiologia, mas de todas as imagens do hospital, envolvendo da tomografia até os eletrocardiogramas também é uma das várias medidas para sermos um hospital sem papel”, completa.

Os gerentes do hospital estiveram presentes na abertura da auditoria.