09/12

Dia do fonoaudiólogo

 

 

 

Fonoaudiólogas: Renata Jacob, Roberta Lessa, Sabrina Oliveira, Carolina Jacob, Aline Ferrugini, Natália Fortunato, Nathalia Cid e Fabiane Noronha.

 

Hoje, dia nove de dezembro, comemora-se o Dia do Fonoaudiólogo. Nesta mesma data, em 1981, a profissão foi regulamentada através da lei nº 6965/81. Estes profissionais que cuidam da voz, audição e problemas de fala, promovendo a inclusão social, educacional, profissional e familiar.

Na Santa Casa temos oito fonoaudiólogos e a principal atuação deles no hospital é prevenir a broncoaspiração, conforme a Coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia, Renata Jacob. Os profissionais avaliam a deglutição do paciente para classificar a disfagia e, então, definir uma via de alimentação segura para não ocorrer broncoaspiração.

“Manter a alimentação por via oral e em qual consistência a alimentação deverá ser feita é a pergunta que deveremos responder após a avaliação e, nos casos que o paciente esteja em risco de broncoaspiração teremos que indicar alimentação artificial por sonda”, explica Renata.

O setor ainda faz a avaliação de linguagem para detectar se o paciente está apresentando afasia, isto é, a alteração da linguagem espontânea, e a triagem auditiva neonatal, que avalia a audição dos recém-nascidos. 

 
 
 

Outras Novidades

<< < 2 3 4 5 6 > >>

Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo