18/11

Lesão zero

 

 A úlcera por pressão é uma lesão na pele e nos tecidos causada pela falta de circulação sanguínea, interrompida pelo peso do próprio corpo. Surge geralmente em regiões próximas aos ossos, como cóccix, calcanhar, quadril e escápula.

De acordo com o Relatório Nacional de Incidentes Relacionados à Assistência à Saúde, notificados à Anvisa entre de setembro de 2019 a agosto de 2020, a úlcera por pressão foi o segundo evento adverso mais notificado pelos NSP’s no Brasil, sendo cerca de 30 mil notificações. Em Minas Gerais, no mesmo período, este evento adverso foi notificado 5.067 vezes. 

Para alertar sobre este evento adverso, o Painel consultivo Europeu sobre úlcera por pressão (EPUAP, sigla em ingles) definiu que toda a terceira quinta-feira do mês de novembro é marcada como dia de combate a úlcera por pressão. Este ano a data será no dia 19. 

Pacientes acamados, com mobilidade reduzida, pele frágil e com longo tempo de internação têm mais risco de desenvolver a lesão por pressão, entretanto, a prevenção é simples, conforme orienta a enfermeira do NSP Samyra Manusur. “A prevenção vem através da mudança de decúbito, estado nutricional do paciente, utilização de medidas de barreira, como deixar o lençol esticado, hidratação da pele, mantendo-a sempre limpa e seca”. 

Campanha Lesão Zero – 6

Aproveitando a data, neste mês o NSP e o SCIH iniciam a Campanha Zero-6, com o objetivo de acabar com a lesão de calcâneo na Instituição em seis meses. No dia 19 de novembro, as enfermeiras destes setores irão aos andares orientar sobre a lesão, como prevenir e iniciar a Campanha.

“A lesão de calcâneo é 100% prevenível, porque basta elevar o membro, com coxins posicionadores”, explica Samyra Mansur. “As escaras podem prolongar o tempo de internação, aumentam o risco de infecção e até levar a amputação do membro”, alerta.

 

 

 

 
 
 

Outras Novidades

<< < 3 4 5 6 7 > >>

Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo