O SCIH da Santa Casa JF apresenta: III Fórum de Discussão da Sepse

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Santa Casa de Juiz de Fora, com apoio do Laboratório Astelas, promove o III Fórum de Discussão da Sepse no dia 10 de novembro de 2020. Será online, a partir das 19h, pela plataforma INAC Live. Clique aqui para se inscrever e assistir à transmissão. Profissionais de saúde de nível técnico e superior podem participar.

Nesta edição, o tema é Manejo da Sepse na UTI Pediátrica e Neonatal, com aula da Dra. Rosana Richtmann. Ela possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciencias Médicas de Santos (1984) e doutorado em Epimiologia hospitalar - ALBERT-LUDWIGS- UNIVERSITAT FREIBURG - (1990). Atualmente é médica da CCIH do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, presidente da CCIH do Hospital e Maternidade Santa Joana, presidente da CCIH - Pro Matre Paulista, diretora científica do centro de imunização do Hospital e Maternidade Santa Joana e diretora do dep. de infectologia do Hospital e Maternidade Santa Joana. Comitê de Imunização da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Conforme o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), a sepse é a “presença de disfunção em consequência da resposta desregulada do organismo a infecção, seja ela causada por bactérias, vírus, fungos ou protozoários”.

O ILAS também orienta que “o diagnóstico de infecção em recém-nascidos é difícil, pois suas manifestações clínicas são inespecíficas e podem fazer parte do quadro clínico de outras doenças. Faz-se necessário associar os fatores de risco maternos e neonatais para que haja suspeita de sepse”.

Outras informações, 3229-2286

Dra. Rosana Richtmann