Santa Casa de Lego é premiada

Publicado em: 08/10/2020

A escultura o prédio original da Santa Casa de Juiz de Fora construída com peças de Lego por Adolfo Freitas, coordenador da Hotelaria do hospital, foi uma das agraciadas pelo “Prêmio Amigo do Patrimônio”. O prêmio é organizado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac), com apoio da Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa) e está em sua 15º edição.

Adolfo já tem como hobby a criação de esculturas feitas com Lego. A construção da Santa Casa, segundo ele, tem o objetivo resgatar a memória da Instituição, de 166 anos, e da cidade. “É também uma reflexão sobre a importância e diferença que faz na vida das cidades e das pessoas a preservação de seu patrimônio histórico e cultural”, diz. “Ter esse trabalho valorizado dessa forma é, ao mesmo tempo, um prazer e uma honra”, agradece.

Produção, pesquisa e montagem da escultura somam mais de 310 horas, divididas em dois anos. Para fazê-la, foram utilizadas mais de 32 mil peças de Lego, pesando, ao todo, 35kg. “Procurei reproduzir o máximo de detalhes do edifício da época, para isso, contei com o auxílio de fotos antigas e itens do acervo do Museu da Saúde, na Santa Casa”, explica Adolfo. “Por exemplo, usei a estátua da santa que fazia parte da fachada original e que até hoje está no lá museu para fazer a escala da fachada em Lego”.

Na obra, é possível ver o prédio clássico do hospital, de frente; por trás, o interior, mostrando ambientes que retratam cenas e espaços da época, como enfermaria, centro cirúrgico e a sala da provedoria. Além da escultura, Adolfo produziu um livro, em que traçou um paralelo entre as fotos da Santa Casa que datam o início do século XX e suas representações em Lego”.

Exposição

Atualmente, a escultura está exposta no Museu da Saúde da Santa Casa (ao lado da Capela). A princípio, as visitas podem ser feitas apenas por colaboradores do hospital, respeitando o limite de três pessoas por vez, atendendo as medidas de distanciamento social. Quando o protocolo municipal permitir a reabertura de Museus, a visitas externas serão avaliadas.