Setembro Verde: gratidão à vida que segue

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos e tecidos e, por isso, neste mês somos convidados a refletir a importância deste gesto que salva vidas. Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora é o maior polo transplantador de Minas Gerais e, este ano, lança a campanha “Gratidão à vida que segue”.

A websérie terá sua estreia no intervalo do Fantástico deste domingo e será apresentada nas redes sociais do hospital a partir do dia 27. Ela traz histórias emocionantes de doadores, familiares de doadores e pacientes que puderam seguir a vida graças ao transplante.

Acompanhe a websérie no site: www.gratidaoavidaquesegue.com e nas redes sociais da Santa Casa: @santacasajf.

Transplantes na Santa Casa de Juiz de Fora

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora realiza transplantes há 37 anos e, atualmente, é credenciada para transplante de fígado, rim, pâncreas e córnea. Atende pacientes em fila da Zona da Mata e Campo das Vertentes, além do interior do Rio de Janeiro.

Desde 1983, já foram mais de mil órgãos transplantados; 81 deles em 2020, sendo 80 rins e um fígado. O nefrologista e coordenador da Unidade de Prática Integrada (UPI) de Transplantes da Santa Casa, Dr. Gustavo Fernandes Ferreira, lembra que o transplante é um tratamento fundamental na vida de muitas pessoas. “Tanto a doença renal crônica, quanto a insuficiência hepática e a diabetes são patologias muito graves, em que o transplante pode significar um importante melhora na qualidade de vida do paciente. Quando transplantamos, não só reduzimos o custo da saúde para a sociedade, como também aumentamos a chance de vida dessa pessoa.”

Como ser doador?

No Brasil, a doação de órgãos só é feita após a autorização familiar. Por isso, quem quer ser um doador deve manifestar este desejo a sua família.

1 2 3 4 5 > >>