O que importa para você?

No mês da Segurança do Paciente, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora apresenta a campanha “O que importa para você?”. Esta pergunta foi feita a pacientes internados em leitos para Covid-19 no hospital.

Com o contato físico cerceado em função da doença, a saudade da família aperta e, naturalmente, o que importa para a maioria dos pacientes é ver a família. Então, o NSP, com o apoio da Psicologia Hospitalar, mostrou aos pacientes vídeos de seus familiares desejando melhoras e apoio.

O senhor Carlos Goulart estava no CTI Covid quando participou da ação e recebeu o vídeo família. Emocionado, ele agradeceu a oportunidade. “Gostei muito, estou muito feliz! Sei que tem muitas pessoas desejando minha melhora e fui muito bom ver minha família”. Após 30 dias de internação, senhor Carlos venceu a Covid-19 e já está em casa.

A ação foi inspirada na campanha internacional “What Matters to You?” (“o que importa para você?”, em tradução do inglês) do instituto norte-americano Healthcare Improvement. No Brasil, ela foi iniciada pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC). O objetivo é evitar perguntar “qual o problema?” e estimular conversas significativas entre profissionais e pacientes, aprimorando a experiência do paciente no hospital.

Conforme a enfermeira do NSP Juliana Bacelar explica “além de promover uma saúde segura para profissionais e pacientes, o setor também trabalha na humanização, contribuindo para uma melhor experiencia do paciente dentro do hospital”.

Mês da Segurança do Paciente

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu da data de 17 de setembro como Dia Mundial da Segurança do Paciente para lembrar da importância da assistência segura. A mensagem é uma convocação para todos - gestores, profissionais de saúde, pacientes, familiares e cuidadores - trabalharem juntos em prol da segurança do paciente. Na Santa Casa de Juiz de Fora o Núcleo de Segurança do Paciente é formado por duas enfermeiras e uma técnica de enfermagem.