Treinamento para Qualidade: Hospital capacita equipe de multiplicadores para Acreditação

Nos dias 9, 10 e 11 de abril acontece a segunda etapa do treinamento com o  IAG Saúde (Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde). Os consultores do IAG estão capacitando funcionários multiplicadores para a conquista da Acreditação Hospitalar, fornecida pela ONA (Organização Nacional de Acreditação).

Nesta etapa serão abordados temas como: cadeia cliente fornecedor, rotinas (POP’s) e planos de ação.

O que é Acreditação?

A Acreditação Hospitalar é uma certificação semelhante a ISO, mas exclusiva para instituições de Saúde. Trata-se de um método de avaliação voluntário, periódico e de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Não é uma forma de fiscalização, mas um programa de educação continuada.

Para que serve?

Com o  crescimento do setor de saúde os hospitais necessitam de ferramentas para torná-los competitivos. E a Acreditação é uma destas ferramentas. Os hospitais de referência disputam as  acreditações para se destacarem diante dos clientes. Os clientes estão cada vez mais exigentes e conhecedores  das certificações. Estão sempre atentos a todos os procedimentos realizados, e quando necessário, questionam a conduta.
A  Acreditação faz com que o hospital se torne referência dentro do setor e seu objetivo principal é melhorar a qualidade dos cuidados aos pacientes e acompanhantes, proporcionando um ambiente livre de riscos para todos aqueles que circulam  na instituição.