Agosto dourado: orientação para aleitamento materno de qualidade

A orientação sobre amamentação que mães de recém-nascidos recebem no hospital é crucial para a manutenção do aleitamento materno em até seis meses de vida do bebê. É isso que aponta o levantamento feito pela maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, em que 80% das mães participantes mantiveram o aleitamento por no mínimo seis meses.

A pesquisa, realizada entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020, selecionou 166 mulheres que atendiam a pelo menos um dos seguintes critérios: gestação gemelar, parto prematuro, mãe com fragilidade psicológica e recém-nascido com dificuldade na “pega” do peito. “Escolhemos este grupo para nossa avaliação pois essas mães têm mais probabilidade em reduzir o tempo de aleitamento materno”, explica a enfermeira coordenadora da Maternidade e de Leitos SUS da Santa Casa, Fabiana Valadares.

Durante os seis meses, foram feitos três contatos com as mães: o primeiro, dois dias após a alta, o segundo, após uma semana, e o terceiro após seis meses. Na primeira semana, 61% dos bebês se alimentavam exclusivamente de leite materno; 27% tinham amamentação mista, com leita materno e fórmula; e 12% apenas por fórmula. Já depois de seis meses, 80% mantinham o aleitamento materno, enquanto 20% já haviam introduzido a fórmula na alimentação. O objetivo desta busca ativa, conforme Fabiana, foi mensurar e garantir que a orientação dada pelo hospital é efetiva.

A pediatra e coordenadora do Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno (SAAM) da Santa Casa, Dra. Maria Zélia Tavares, lembra que “o leite materno é completo, oferece toda a proteção que o bebê precisa até o sexto mês de vida, é como uma vacina para ele”.

Agosto Dourado

O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, devem ser intensificadas as ações conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

O tema da campanha em 2020 "Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável" foi estampado na camisa que as equipes da maternidade da Santa Casa de Juiz de Fora utilizaram durante o mês. Também foi criado um grupo de WhatsApp para acolher e orientar as mães acerca da amamentação.