Santa Casa promove curso gratuito para gestante

Com o objetivo de estreitar os laços e facilitar a vida de futuras mamães a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora promove no dia 28 de fevereiro de 2012 mais uma edição do Curso para Gestantes. O evento que é gratuito acontece no Salão Nobre da Instituição (Av. Rio Branco, 3.353), de 16h30 as 21h30. As inscrições vão de  10 a 17 de fevereiro. O curso é destinado às futuras mamães e familiares.

Dentro da programação, palestras com médicas pediatras e ginecologistas, psicólogas e assistentes sociais do corpo clínico da Instituição. A iniciativa destaca a importância da participação do pai e familiares durante a gestação, discute assuntos que são importantes durante a gravidez e após o nascimento do bebê. A pediatra responsável pelo Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno da Santa Casa, Dra. Maria Zélia Tavares Moreira acrescenta “num momento tão importante na vida da família e do casal, que provoca ansiedade, principalmente na mãe, temos que aproveitar esta ocasião para sanar todas as dúvidas. Esta é a hora oportuna para solução de todas as questões”. Doutor Renato Villela Loures presidente da Santa Casa e chefe do Departamento de Pediatria do Hospital ressalta que “a gravidez é um momento de alterações físicas e emocionais em que o casal confronta o medo e as expectativas de se tornarem pais. Para diminuir um pouco dessa ansiedade, criamos o curso de gestantes que orienta mães, pais e familiares”.

Também é fornecido gratuitamente, material didático para participantes e acompanhantes. Cada gestante pode levar até um acompanhante e o ideal é que a futura mamãe já esteja com mais de 20 semanas de gestação, ou seja, de quatro a cinco meses de gravidez.

A Santa Casa é o primeiro hospital da região credenciado, desde 2008, como Hospital Amigo da Criança. Certificação dada pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde e UNICEF.

Mais informações através do 32 3229-2211. Vagas limitadas. Confira abaixo a programação completa.

16h30 as 16h50
- Abertura, apresentação  e entrega de material
  Gláucia Miranda de Oliveira

16h50 as 17h15
Tema: Aspectos psicológicos da gravidez- Dinâmica em grupo .
Palestrante: Elizeth Custódio de Souza- Psicóloga

17h15 as 17h50
Tema: Direitos da Gestante.
Palestrante: Patricia Maria de Almeida- Assistente Social.

17h55 as 18h55
Tema: Aleitamento Materno.
Palestrante: Dra. Maria Zélia Tavares Moreira-Médica Pediatra,
             Intensivista e Coordenadora do Serviço de Apoio ao
             Aleitamento Materno/ SCMJF.

18h55 as 19h15 – Intervalo

19h15 as 20h15
Tema: A importância do Pré-natal.
Palestrante: Dra Regina Maria de Oliveira- Médica Ginecologista e
             Obstetra.

20h15 as 21h15
Tema: Cuidados com o bebê na maternidade e após a alta.
Palestrante: Dra. Mariângela Ribeiro Silva Duarte- Médica Pediatra

21h15 as 21h30- Encerramento