Santa Casa JF orienta pacientes do SUS

Em função da pandemia de Coronavírus, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora adotou medidas para evitar o contágio e manter a segurança de pacientes, visitantes e colaboradores.

Suspendemos todas as cirurgias eletivas (aquelas que não são de Urgência e Emergência) e todas as visitas aos nossos pacientes, mesmo as visitas ao CTI. Para os pacientes internados nesta unidade, nossos psicólogos estão mantendo contato com os familiares por telefone, a fim de evitar o deslocamento deles até o hospital e dar apoio psicológico.

As endoscopias e colonoscopias eletivas também foram suspensas. Na Neonatologia, a visita dos avós está, temporariamente, vedada e é permitida apenas uma pessoa por vez no leito do bebê.

Também não estamos realizando consultas no ambulatório do SUS. As consultas de pré-natal deste ambulatório serão avaliadas, caso a caso, pela médica chefe do departamento.

Para recém-nascidos que necessitam fazer a Triagem Auditiva Neonatal, popularmente conhecida como Teste da Orelhinha, lembramos que o exame pode ser feito até os três meses de vida. Assim que a situação se normalizar, entraremos em contato com a família, priorizando as crianças desta faixa-etária.  Os Cursos de Gestantes também estão cancelados.

Amamentação e Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a manutenção da amamentação. Pois ainda não há nenhuma comprovação científica de que o leite materno possa disseminar o Coronavírus. Conforme recomendação técnica 01/20.170320 publicada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fio Cruz e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, os benefícios da amamentação superam quaisquer riscos potenciais de transmissão do vírus através do leite materno.

A médica coordenadora do Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno (SAAM), dra. Maria Zélia Tavares, explica que “mães com Covid-19 podem amamentar se desejarem, mas devem higienizar as mãos antes de tocar o bebê, usar máscara de proteção facial que cubra completamente nariz e boca e trocá-la a cada mamada ou em caso de tosse e espirro. Também não devem falar ou tossir durante a amamentação. Deve-se considerar a possibilidade de solicitar a ajuda de alguém que esteja saudável para oferecer o leite materno em copinho, xícara ou colher ao bebê”.

Outras informações:

Ambulatório do SUS: 3229- 2386