Dia Mundial do Rim reforça os cuidados com a saúde do órgão

A segunda quinta-feira do mês de março é marcada como Dia do Rim, que tem o objetivo de informar sobre a prevenção e fatores de risco da doença renal crônica. Estima-se que haja, atualmente, no mundo 850 milhões de pessoas com doença renal decorrente de várias causas.

Para pacientes que apresentam doença renal crônica avançada, o transplante de rim é indicado. No ano de 2019, em todo Brasil, foram 6.283 substituições do órgão, mas a lista de espera passa de 25 mil pessoas no território nacional.

Santa Casa JF dobra número de transplantes

A Santa Casa de Juiz de Fora realiza transplante há 37 anos e superou marca dos mil procedimentos. Só em 2019 foram 66% a mais em relação aos anos anteriores. Estes números expressivos fazem com que a Santa Casa seja o hospital que mais faz transplante renal em Minas Gerais, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

No ano passado foram 133 transplantes renais, sendo 44 de doador vivo e 89 de doador falecido, com lista de espera por rim de 220 pessoas. Atualmente (março de 2020), são 370 em lista.

A instituição é o único centro transplantador na Zona da Mata e Campos das Vertentes e atende a população destas regiões além do interior do Rio de Janeiro, contabilizando 2,2 milhões de pessoas. Para cada 100 inscritos em lista, a Santa Casa transplanta 60,5.
A título de comparação, a Espanha faz 70,8 transplantes para cada 100 pessoas em lista e os Estados Unidos; 69,3. A França faz 57,9 e o Reino Unido 55,1.

Cuidados com a saúde do rim

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), os principais fatores de risco para a doença renal crônica são: a hipertensão arterial, o diabetes e doenças familiares. O uso de medicações nefrotóxicas e o fumo também podem comprometer a função renal.

Por isso, pratique exercícios físicos, controle o colesterol, a glicose, o peso e a pressão arterial, não utilize medicamentos sem indicação médica, evite o excesso de sal e carnes vermelhas, faça exames periódicos e consulte seu médico com regularidade.