O que importa para você?

“O que importa para você?” Foi esta a pergunta que o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) fez a alguns pacientes internados na Santa Casa de Juiz de Fora no dia 17 de setembro, Dia Mundial da Segurança do Paciente.

O NSP visitou os dois pacientes por andar com mais tempo de internação e os fez a pergunta. Diante dos desejos apresentados, alguns foram selecionados para serem realizados e pacientes ganharam de presente itens como pano de prato, bisnaguinha, lasanha e carrinho.

A ação foi inspirada na campanha internacional “What Matters to You?” (“o que importa para você?”, em tradução do inglês) do instituto norte-americano Healthcare Improvement. No Brasil, ela foi iniciada pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC). O objetivo é evitar perguntar “qual o problema?” e estimular conversas significativas entre profissionais e pacientes, aprimorando a experiência do paciente no hospital.