14/08

Encontro de Especialistas: a interface entre SCIH, Centro Cirúrgico e CME na gestão de riscos

 

 A Segurança do Paciente deve estar presente em todo o âmbito hospitalar, por isso, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a Central de Material Esterilizado (CME) e o Centro Cirúrgico da Santa Casa de Juiz de Fora se reúnem para discutir a participação e importância deles na Segurança do Paciente.

O evento, que é gratuito, acontece no dia 03 de outubro, no Salão Nobre da Santa Casa e é voltado para enfermeiros e técnicos de enfermagem do hospital também é aberto ao público externo. Tem presença confirmada da Mestre e Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP, Kazuko Uchikawa Graziano.

Vagas esgotadas!

Programação:

8h - Abertura

8h30 a 10h – Pesquisas científicas em CME e respostas para mitos, verdades e controvérsias

Kazuko Uchikawa Graziano

Enfermeira, mestra e doutora pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Pesquisadora docente do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da EEUSP, desde 1986; atualmente Titular Sênior. Coordenadora do subgrupo Central de Material e Esterilização do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq “Políticas públicas, epidemiologia e tecnologias para prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde-PETIRAS”. Coordenadora Pedagógica do Curso Gestão em CME do Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa - INESP.

 

 

10h – 10h20 - Coffee break

10h20 às 11h10 - Novas tecnologias de rastreabilidade: Como implantar?

Engenheiro Eduardo Augusto Polo

Formação: Logística Empresarial pela Faculdade UNIFIL - Londrina - PR

Gestão Comercial pela Faculdade - Inesul - Londrina - PR

Gerenciou o projeto de desenvolvimento do sistema de rastreabilidade SteriReport

 

11h10 às 12h - Aplicabilidade e a prática diária do processo de rastreabilidade

Enfª Lilian Resende

Graduada pela Universidade Salgado de Oliveira- UNIVERSO, 2007

Especialista em Centro Cirúrgico, Central de Material Esterilizado e Recuperação Pós-Anestésica pela Gama Filho RJ, 2015

Gestão em Enfermagem Faculdade Suprema, 2017.

 

12h às 13h – Almoço

 

13h10 às 14h10 - Processos gerenciais na CME com foco na segurança do paciente

Enfª Lucélia Gomes

Especialista em auditoria e mecanismos de regulação da saúde. Experiência em gerenciamento de processos na CME e CC, e assistência ao paciente. Gestora da empresa Sameh Soluções Hospitalares, especializada em produtos hospitalares essenciais a um atendimento de qualidade ao paciente.

 

 

14h10 às 15h - Antibiótico profilaxia: A importância na prevenção de ISC

Dr. Cristiane Marcos S. D. Ferreira

Possui Residência Médica em Infectologia pelo HU-UFJF. Especialista em Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência de Saúde pela UNIFESP e Medicina de Família e Comunidade pela UFJF. Preceptora Docente da Suprema, Médica Infectologista do programa Municipal de DST/AIDS de Juiz de Fora, Médica Infectologista do SCIH da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Maternidade Terezinha de Jesus. Médica do Serviço de Infectologia do EBSERH/UFJF. Mestranda em Saúde Brasileira da Faculdade de Medicina UFJF.

 

15h às 16h - Protocolo de Cirurgia segura: Aplicabilidade na prática diária

Suellen Aparecida Lopes Machado Reis

MBA em Gestão de Saúde, Auditoria e Acreditação Hospitalar pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Centro Cirúrgico e Central de Esterilização pela Universidade Cândido Mendes/RJ. Atua como Coordenadora Técnica de Enfermagem responsável pelo Centro Cirúrgico e Central de Esterilização da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora/MG.

 

 

 

 

Michelle Aliani

Pós-graduanda em Segurança do Paciente e Qualidades em Serviços de Saúde. Responsável pelo curso de Segurança do Paciente da Escola Técnica de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. Responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente da Santa Casa de Juiz de Fora.

 

 

 

 

16h às 17h - Coffee End

Outras informações, 3229-2286.

 
 
 

Outras Novidades


Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo