CTI infantil da Santa Casa JF faz captação órgãos

O CTI Infantil da Santa Casa de Juiz de Fora fez captação de órgãos doados por um menino de cinco anos no dia 08 de julho. Ele sofreu um Traumatismo Cranioencefálico (TCE) e evoluiu para óbito. Os pais da criança autorizaram a doação.

De acordo com a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), um rim foi para São Paulo e outro para o Rio Grande do Sul; o fígado foi para o Rio de Janeiro e esta foi a primeira captação de órgão em criança desta idade no hospital.

A pediatra e coordenadora do CTI Infantil, Denise Rangel, fez um curso de capacitação sobre morte encefálica ministrado pelo MG Transplantes e oferecido pela Santa Casa.

“Fazer este curso foi fundamental por trabalhar em CTI, trouxe um esclarecimento sobre o protocolo de diagnóstico de morte encefálica do Conselho Federal de Medicina. Além disso, quando conduzimos o processo de maneira adequada no final a gente dá tranquilidade e alívio para a família”, diz a médica.

A enfermagem, representada pelo enfermeiro do CTI infantil, Romildo Bahia, e pela enfermeira CIHDOTT, Claudia Mourão, também participou ativamente do processo.

<< < 1 2 3 4 5 > >>