Uma vida toda pela frente

Vinte dias após o transplante de fígado que salvou sua vida, a estudante Bárbara Dornelas, 17 anos, veio ao Ambulatório de Transplante de Fígado da Santa Casa para a primeira consulta após o procedimento. Agora, ela está se adaptando à nova rotina, mas o sonho de continuar os estudos e cursar uma faculdade permanece de pé. A dúvida é escolher entre Enfermagem e Veterinária.

Ela sofreu uma Hepatite aguda e a notícia de que o transplante era necessário surpreendeu a família. “Sem dúvidas foi um milagre. Ela conseguiu o fígado na hora certa, no tempo de Deus. Se demorasse mais um pouco talvez ela não teria chance de sobreviver”, agradece Vera Lúcia Dornelas, mãe de Bárbara. O cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Gláucio Souza, explica que “o transplante de fígado é uma medida salvadora para doenças hepáticas sejam agudas ou crônicas. Nós tínhamos um prazo de até cinco dias para conseguir esse órgão, no caso dela”.

Bárbara entrou na Santa Casa no dia 10 de maio e passou por avaliação médica rigorosa que constatou a falência do órgão e a necessidade do transplante. No mesmo dia ela foi inscrita na lista e passou a ficar em primeiro lugar nacional. No dia 13 houve a oferta do órgão em Vitória – ES e, ao amanhecer do dia seguinte, a equipe de JF formada pelo Dr. Gláucio Souza, enfermeira Eliene, Dra. Vivian e Dra. Ana Leda, embarcou na Aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), em missão comandada pelo tenente Suhett. A equipe foi direto para o Hospital de Urgência e Emergência de Vitória. O doador foi um homem de 50 anos da capital capixaba.

A cirurgia de Bárbara durou cerca de cinco horas e teve a participação do Dr. Gláucio Souza, Dr. Cristiano Xavier do hospital Felício Rocho, de Belo Horizonte, Dr. Márcio Souza, Dr. Fernando Vidigal e Dra. Pamela. O desfecho foi um sucesso. No pós-operatório atuaram Dra. Juliana Ferreira, Dr. Antônio Márcio do Felício Rocho. Bárbara saiu do CTI Cirúrgico dia 20 de maio e ficou até dia 27 sob os cuidados da equipe de transplante do 7º andar.

De acordo com a Direção Técnica para passar pela triagem do ambulatório de fígado da Santa Casa o paciente deve procurar a unidade de atenção primária (UBS) do seu bairro e esta dará seguimento ao processo de marcação via PAM Marechal.