28/05

Feira da Saúde orienta sobre Dengue.

 

No próximo sábado, dia 1º de junho, das 9 às 13h, o Plasc promove a 11ª edição da Feira da Saúde, sob o tema “Combate à Dengue”. O evento será no Santa Cruz Shopping, no pátio central, em frente ao chafariz.

A Feira irá oferecer diversos exames gratuitos, como aferição de pressão arterial e glicose, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e medida de circunferência abdominal. Os que tiverem alguma alteração serão orientados. Além disso, os participantes receberão informações sobre cuidados com a Dengue. São esperadas 250 pessoas.

 

Faça sua parte - combata a Dengue

Juiz de Fora está com alta incidência de Dengue: de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, são mais de 1800 casos prováveis em 2019. Por isso, é importante prevenir.

As ações para impedir a reprodução e combater o mosquito Aedes Aegypti, são simples:

•          Tampe os tonéis e caixas d’água;

•          Mantenha a lixeira bem fechada;

•          Coloque areia nos vasinhos de plantas;

•          Deixe garrafas sempre viradas de cabeça para baixo;

•          Mantenha as calhas sempre limpas;

•          Retire água de pneus

 

Além da Dengue, o mosquito transmite as doenças Chikungunya e Zika, que possuem diferentes sintomas:   

Dengue se manifesta com febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.

O paciente com Zika vírus apresenta dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. São sintomas menos frequentes: inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês.

Já a Chikungunya traz febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter Chikungunya mais de uma vez.

Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado.

Ao apresentar qualquer um destes sintomas, procure uma unidade de saúde para um diagnóstico preciso.

Fonte: Ministério da Saúde.  

 
 
 

Outras Novidades

<< < 1 2 3 4 5 > >>

Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo