MG Transplantes e Santa Casa promovem Campanha Educativa

Para marcar o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, 27 de setembro, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e o MG Transplantes Regional Zona da Mata promovem campanha educativa, de 8h as 16h, com o intuito de conscientizar sobre a importância da doação de órgãos.

Nesta terça-feira (27), a campanha que acontece pela sexta vez  no Hospital, contará com visitas às enfermarias e setores para distribuição de informativos. Uma  tenda será montada no adro da Capela Senhor dos Passos e a equipe do MG Transplantes abordará colaboradores e comunidade com mensagens de incentivo à doação de órgãos.

De acordo com o MG Transplantes, somente no primeiro semestre de 2011, já ocorreram 72 transplantes de córneas na Zona da Mata mineira. Deste total, 45 ocorreram na Santa Casa de Juiz de Fora, hospital referência credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes. Os transplantes de rins na região já somam 22, e seis deles foram realizados na Instituição.

O transplante é uma alternativa para salvar vidas. Pessoas que já passaram por diversos tratamentos, depositam suas esperanças no transplante. É importante que quem seja  favorável à doação fale com os familiares, porque nem em testamento ou registro em cartório a opção é válida, quem decide é a família.

Atualmente, na Zona da Mata, existem 125 pessoas na fila de espera pelo transplante de rins e 30 para córneas, de acordo com o MG Transplantes.