14/03

Saúde dos rins para todos

 

Idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), o Dia Mundial do Rim tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo. Este ano, a data será celebrada no dia 14 de março. A campanha “Saúde dos rins para todos” é coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). 

 

Para marcar a data, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora vai distribuir panfleto educativo, elaborado pela SBN para colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre os fatores de risco e prevenção de doenças renais.

 

O hospital realiza transplante renal há mais de 30 anos e, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), é a maior transplantadora do órgão em Minas Gerais. Também possui programa de residência médica em Nefrologia e ambulatório destinado a pacientes SUS na especialidade.

 

Doença Renal Crônica

 

Estima-se que haja, atualmente, no mundo 850 milhões de pessoas com doença renal, decorrente de várias causas. Anualmente milhões de pessoas morrem devido a complicações relacionadas à Doença Renal Crônica (DRC). 

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), os principais fatores de risco para a DRC são: a hipertensão arterial, o diabetes e doenças familiares. O uso de medicações nefrotóxicas e o fumo também podem comprometer a função renal.

 

Por isso, pratique exercícios físicos, controle o colesterol, a glicose, o peso e a pressão arterial, não utilize medicamentos sem indicação médica, evite o excesso de sal e carnes vermelhas, faça exames periódicos e consulte seu médico com regularidade.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Nefrologia.

 
 
 

Outras Novidades


Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo