Residentes apresentam monografia

Entre os dias 07 e 28 de fevereiro, 24 residentes apresentaram suas monografias para conclusão da Residência Médica. Os trabalhos podem ser consultados na biblioteca da Santa Casa.

A primeira apresentação foi da residência de Nefrologia, no dia 07/02, sobre “Transplante com rim de KDPI ≥ 85% Tomada de decisão no Centro de Transplante Renal da Santa Casa”. Já no dia 13/02, foi a apresentação de monografias de Cardiologia. Os residentes falaram sobre “Incidência de fibrilação atrial subclínica nos paciente portadores de marca-passo do ambulatório de arritmias da Santa Casa” e “Correlação entre escore de cálcio, angiotomografia coronariana e angiografia coronariana”.

No mesmo dia, a apresentação de Ortopedia e Traumatologia foi sobre "Análise espaço temporal determinística do tratamento cirúrgico da fratura do quadril em idosos de Minas Gerais". O trabalho de Endocrinologia e Metabologia foi uma “análise dos tumores hipofisários tratados na Santa Casa”, no dia 14/02.

Os residentes de Cirurgia apresentaram, no dia 18/02, seus trabalhos com os temas "Lesões vasculares gastrointestinais - revisão de literatura", “Incidentaloma de suprarrenal: Quando operar”, "Opções Terapêuticas do Carcinoma Hepatocelular Roto" e “Reversão de Hartmann, Morbi-mortalidade. Revisão da literatura”.

Também no dia 18, aconteceram as apresentações da residência de Clínica Médica sobre protocolos clínicos nos temas: hiperglicemia no paciente de terapia intensiva, manejo da dor torácica na Emergência, insuficiência renal aguda, avaliação cardiológica pré-operatória, ascite, e insuficiência hepática aguda.

As residentes de Anestesiologia apresentaram trabalho sobre “Pericardiocentese guiada pela ecocardiografiaintraoperatória: relato de uma série casos” no dia 19/02. Já as apresentações de Ginecologia e Obstetrícia, que aconteceram dia 27/02, falaram sobre “Rastreamento do câncer de mama em paciente de alto risco” e “Importância de Reuniões estratégicas na assistência prestada por serviços de saúde e sua aplicabilidade no serviço de ginecologia e obstetrícia da Santa Casa”.

Encerrando as monografias de 2019, a residência de Pediatria falou sobre “Relato de Caso de Escorbuto”, “Protocolo de Hidratação Venosa em Pediatria”, “Manejo da Cetoacidose Diabética em Pediatria”, “Planejamento de alta de recém-nascido de alto risco” e “Proposta do Manejo de pneumonias comunitárias”.