21/01

Projeto estimula leitura para pacientes em terapia intensiva.

 

O CTI Cirúrgico da Santa Casa de Juiz de Fora criou o projeto CTI Literário, com o objetivo de estimular a leitura entre os pacientes lúcidos, a fim de tirá-los do ócio e diminuir o índice de delírio e de perda de localização temporoespacial. 

 

Uma das organizadoras do projeto, a fisioterapeuta Michele Valle, é escritora. Ela comentou com outros colegas autores sobre o programa e eles enviaram seus contos. “A intenção é dar mais uma opção de distração e estimular a leitura. Tivemos uma paciente que pediu para ler um livro e a partir daí a ideia surgiu”, conta. “Se possível, discutimos o conto e eles contam a experiência de leitura”, completa.

 

Aqueles pacientes que têm condições de ler os contos sozinhos, o fazem; para os que não têm, membros da equipe do CTI leem. Foi o caso de Roseli de Oliveira: ela pediu para que a técnica de enfermagem Vanessa Nunes lesse para ela. O conto foi “A magia do Natal”, escrito por Michelle. A história é sobre um Papai Noel de shopping, sua relação com o Natal, que o recorda de um triste acontecimento em sua infância e a presença de Deus em sua vida. 

 

“Foi emocionante”, lembra Roseli, com lágrimas nos olhos. “A Vanessa leu de forma que me tocou, e me identifiquei. Assim como na história, tive dificuldades na infância, mas sei que Deus nunca me deixa desamparada e tudo que acontece na minha vida tem um motivo”, conclui.

 

Além de Michelle e Vanessa, estão na organização a enfermeira Lívia Machado e os médicos Artur Laizo e Eduardo Borato. O projeto foi implementado em todos os plantões. 

 

Organizadores do projeto. Da esquerda para a direita: Dr. Artur Laizo, Michele Valle, Lívia Machado, Vanessa Nunes e Dr. Eduardo Borato.

 
 
 

Outras Novidades

<< < 2 3 4 5 6 > >>

Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo