16/10

Palestra alerta sobre obesidade infantil

 

 Encerrando o mês das crianças, o programa Vida Saudável Plasc promove a palestra “Obesidade na Infância” no dia 30 de outubro, às 19h, no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. 

 

O objetivo é educar a população em geral sobre o tema, visto que uma em cada três crianças brasileiras com idade entre cinco e nove anos estão com o peso acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada pelo IBGE.

 

Além de profissionais de saúde, comunidade, estudantes, pacientes e cuidadores podem participar. É necessário fazer inscrição pelo telefone 3257-7500 (Vida Saudável Plasc). As vagas são limitadas.

 

Consequências na vida adulta

 

Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que, no Brasil, apenas 10% dos pacientes com obesidade são diagnosticados e, uma porcentagem inferior a 2% recebem tratamento para a doença. A agência ressalta ainda que “quatro em cada cinco crianças obesas permanecerão com esta condição quando adultas”.

 

Segundo a pediatra Mariangela Duarte, ausência do aleitamento materno, erros na introdução alimentar a partir do sexto mês de vida, alimentos açucarados e industrializados, junk e fast foods, são algumas das causas da obesidade em crianças.

 

A médica também destaca outras doenças que podem ser ocasionadas pela obesidade: “Estes pacientes possuem maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares graves, diabetes mellitus, doenças osteoarticulares, doenças alérgicas e imunológicas, doenças renais, distúrbios visuais e de aprendizado”.

 

Participarão da palestra:

Regiane Faia, nutricionista

Dra. Mariangela Duarte, pediatra

Dra. Fernanda Franco, ginecologista

Dra. Patrícia Dahan, pneumologista pediátrica

Thais Ventura, gastrônoma.

 
 
 

Outras Novidades


Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo