10/08

Santa Casa discute Sepse em Fórum

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS. VAGAS ESGOTADAS

 

A Sepse é uma inflamação generalizada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão. Ela pode levar à parada de funcionamento de um ou de mais órgãos, com risco de morte quando não descoberta e tratada rapidamente.

 

Considerando a gravidade da doença, o dia 13 de setembro foi escolhido como Dia Mundial da Sepse, a fim de alertar profissionais de saúde a desconfiarem da infecção e evitar o diagnóstico tardio.

 

Por isso, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Santa Casa de Juiz de Fora promove o I Fórum de Discussão da Sepse na cidade, das 19h às 22h. Profissionais das SCIH’s de Juiz de Fora estarão presentes e discutirão suas experiências no manejo da doença.

Palestrantes convidados:

Dr. Jaques Sztanbok,

 

Médico assistente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de SP, Intensivista e coordenador do CTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Médico intensivista e coordenador da UTI do Hospital Cruz Azul de SP.

 

Simone Lopes de Almeida Pifano (moderadora)

 

Médica infectologista com residência em clínica médica e infectologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro titular da Sociedade Brasileira de Infectologia. Infectologista da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, ASCOMCER e do Hospital de Pronto Socorro da PJF. Presidente da CCIH da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e ASCOMCER.

 

19h50 - Cristiane Marcos Soares Dias Ferreira

 

 

Médica infectologista com residência em clínica médica e infectologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Pós graduação em CCIH pela UNIFESP. Supervisora de assistência especializada do departamento de DST, AIDS e hepatites virais da Prefeitura de Juiz de Fora. Atuação na CCIH da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de fora e Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus.

 

20h10 - Rodrigo Daniel de Souza

 

Formado em Medicina em pela UFJF (1995-2001), residência médica em Infectologia (2001-2004). Médico infectologista e chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Hospital Universitário da UFJF, médico infectologista do Hospital de Pronto Socorro da Prefeitura de Juiz de Fora, Investigador Principal em Doenças Infecciosas do Centro Mineiro de Pesquisas - CMIP.

 

20h30 - Eduardo C. Siqueira 

 

Médico infectologista pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas e Título de Especialista pela Associação Médica Brasileira,

Infectologista do Hospital Regional João Penido, Hospital Monte Sinai e Hospital de Pronto Socorro (HPS). Atuação nos Serviços de Controle de Infecção Hospitalar, clínica médica e terapia intensiva.

 

21h - Cassimiro Baesso Júnior

 

Médico pela UFJF. Residências em Anestesiologia e Infectologia pela Universidade de São Paulo.  Especialista em Terapia Intensiva . Coordenador do programa de Residência Médica de Infectologia do Hospital Universitário da UFJF. Responsável pela CCIH do Hospital Albert Sabim.

 

A sepse

 

De acordo com o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS) a sepse é a principal causa de mortes nas unidades de terapia intensiva (UTI) e mata mais do que o infarto do miocárdio e do que alguns tipos de câncer. O Brasil tem uma das mais altas taxas de mortalidade do mundo pela sepse. Estima-se que 400 mil novos casos são diagnosticados por ano e 240 mil pessoas morrem anualmente.

A infectologista e coordenadora do SCIH da Santa Casa JF, Simone Lopes, explica que o risco sepse pode ser diminuído com “higiene adequada das mãos e cuidados com equipamentos médicos, a fim de prevenir infecções hospitalares. Manter bons hábitos de saúde e evitar a automedicação também podem ajudar na prevenção”.

 

Inscrições:

Para se inscrever, baixe e preencha o formulário disponível aqui (para baixar clique em "arquivo” > "fazer donwload como"> "Microsoft Excel") e envie por e-mail para ccih@santacasajf.org.br. A participação é gratuita. Vagas limitadas!

Outras informações: 3229-2286

 
 
 

Outras Novidades

<< < 2 3 4 5 6 > >>

Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo