Campanha valoriza doação de leite materno

O Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno (SAAM) da Santa Casa de Juiz de Fora promove campanha em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado no dia 19 de maio. Entre os dias 16 e 18 o SAAM estará orientando e convidando as mães que estão na maternidade a doarem seu leite, coletado no próprio Posto de Coleta do hospital.

Apesar de haver um posto de coleta, que funciona 24h, o hospital precisa também do leite recebido do Banco de Leite municipal para alimentar bebês prematuros, com baixo peso ou com recomendação pediátrica, que estejam internados na Unidade Neonatal ou no CTI infantil. Para atender a demanda e suprir o estoque do banco, a quantidade ideal de doações por semana é de 1,5L, meta que nem sempre é atingida.

A nutricionista Marcilene Tomaz explica que o leite materno pasteurizado é o ideal, pois auxilia na melhora da criança internada. “Ele tem a quantidade de calorias, proteínas e gordura necessárias para ganho de peso e desenvolvimento do sistema imunológico”.

A assistente social Nayara Lopes deu a luz na Santa Casa, voltou ao hospital para tratar da própria saúde e viu neste momento a necessidade de coletar leite. "Estava sobrando leite e a equipe me incentivou a doar. Percebi que não importa se é para o meu filho ou pra outras crianças, vou ajudar alguém." A auxiliar de enfermagem Bernadete da Conceição orienta as mães durante a  coleta. "Quanto mais leite a mãe tira, mais ela produz. E não importa se são doados 100ml ou 2ml, qualquer quantidade é vida para o bebê”.

Bernadete da Conceição, auxiliar de enfermagem, Nayara Lopes, doadora e Gláucia Oliveira, do SAAM.

Qualquer mulher que amamenta pode ser doadora, basta ser saudável e não estar tomando medicação. Para doar ela pode comparecer ao Banco de Leite Humano de Juiz de Fora, situado na Rua São Sebastião, 772, Centro, com cartão da gestante que comprove exames feitos nos últimos seis meses. Doe em nome da Santa Casa de Juiz de Fora.

Hospital Amigo da Criança

A Santa Casa de Juiz de Fora foi o primeiro hospital da cidade e região a ser intitulado Hospital Amigo da Criança, em dezembro de 2008. A iniciativa, idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF, foi criada com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno a partir da mobilização dos funcionários dos estabelecimentos de saúde em prol de condutas e rotinas que reduzissem os elevados índices de desmame precoce.

1 2 3 4 5 > >>